Título: THOMAZ BASTOS: JUSTIÇA ELEITORAL PERMITE CAIXA 2
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 06/10/2005, O País, p. 10

`O sujeito finge que presta contas e o tribunal, que apura¿

BRASÍLIA. Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, atribuiu a responsabilidade pela existência de caixa dois nas campanhas eleitorais à ineficiência da fiscalização da Justiça Eleitoral.

¿ Os tribunais eleitorais têm reconhecido que participam de uma espécie de ficção eleitoral: o sujeito finge que presta contas e o tribunal finge que apura as contas. Eu acredito que, depois dessa casa arrombada, vão ser postas as trancas, porque existem dispositivos legais suficientes para que se faça uma investigação mais eficaz de como estão ocorrendo as campanhas e de quanto o sujeito está gastando na campanha ¿ afirmou Bastos, durante o debate iniciado pelas críticas do empresário Oded Grajew.

Ministro propõe maior controle de dinheiro informal

O ministro da Justiça foi mais longe: afirmou que de nada adiantará mudar a lei se não houver um maior controle do dinheiro em circulação no país.

¿ Eu volto àquele tema: não adianta mudança na Lei Eleitoral, nem reforma política, se nós não acabarmos com essa massa de dinheiro informal que corre no Brasil. Aí é que as possibilidades acontecem ¿ disse o ministro.

Durante o debate no CDES, ao falar de ações da sua pasta, Thomaz Bastos fez uma brincadeira, afirmando:

¿ Não vou cair na armadilha da síndrome do marco zero, de que tudo teve início neste governo.