Título: GOVERNO FARÁ HOJE PROPOSTA A RELIGIOSO
Autor: Isabela Martin e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 06/10/2005, O País, p. 13

Ministro afirma que presidente está disposto a receber bispo no Planalto

BRASÍLIA, RECIFE e SÃO PAULO O governo federal espera fazer ainda hoje um acordo com o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, para que ele encerre a greve de fome que já dura 11 dias. A proposta será feita ao religioso pelo ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, e pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, que embarcam hoje de manhã para Cabrobó, onde o bispo de Barra faz seu protesto contra a transposição do Rio São Francisco. O ministro avisará também ao bispo que Lula está disposto a recebê-lo no Palácio do Planalto.

¿ Vamos oferecer o prolongamento do diálogo para sanar dúvidas a respeito do projeto. Não tem data marcada para o início das obras, mas o prolongamento do debate não é ad infinitum . Não precisamos de um trauma para que se implante esse projeto ¿ disse Wagner.

A proposta inclui a promessa da revitalização do rio. O governo também vai se empenhar na aprovação da proposta de emenda constitucional que cria o Fundo para Revitalização Hidroambiental da Bacia do São Francisco, parado na Câmara dos Deputados.

Projeto garante receita de R$500 milhões anuais

Pelo projeto, a União repassaria 0,5% da receita de impostos para a revitalização. Seria algo em torno de R$500 milhões anuais.

¿ Houve um andamento da proposta que, graças a Deus, agradou ao frei Luiz. A proposta foi feita pelo núncio e meu tio pediu que fosse feita por escrito ¿ disse o juiz Luiz Roberto Cappio, sobrinho de Dom Luiz, que esteve em Brasília para negociar com autoridades do governo uma solução para a greve de fome.

Frei Luiz Flávio Cappio recebeu ontem seu primeiro atendimento médico: ele começou a sentir falta de ar e já apresenta lapsos de memória, mas se recusou a seguir recomendação médica para reduzir o ritmo de atividades, o que evitaria um desgaste físico maior. Ele rezou missa, cumprimentou populares e ainda deixou seu retiro na capela de São Sebastião para se reunir com índios que queriam homenageá-lo. Quatro pequenos produtores rurais aderiram ao movimento e também estão em greve de fome

¿ Se o meu movimento for isolado, ele não terá força. Ele precisa mobilizar a população ¿ afirmou o religioso.

Em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ontem que o governo tenha suspendido as obras de transposição por causa da greve de fome.

¿ Não poderia haver suspensão de uma obra que não tem data marcada para começar. Ainda está se discutindo a questão do meio ambiente. Tem que ter licença do Ibama ¿ disse Lula no 4º Salão Internacional de Inovação Tecnológica.

Presidente lembra que fez greve de fome no ABC

O presidente lembrou que fez greve de fome quando era líder sindical no ABC. Embora discorde da posição do bispo, Lula disse que ele tem dado uma demonstração de grandeza.

¿ O bispo tomou uma posição pessoal e eu respeito porque também já tomei na minha vida uma decisão de fazer greve de fome. Acredito que todas as pessoas que tomam uma decisão dessas têm grandeza. Por isso, estou consciente que a gente vai encontrar um bom termo. Tem outras pessoas conversando. A Igreja está conversando e a Igreja tem um comportamento que todos sabemos em relação à greve de fome.