Título: PREFEITURA ENTRE CRÍTICAS E ELOGIOS NAS FAVELAS
Autor: Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 06/10/2005, Rio, p. 15

Projeto de urbanização estaria parado

Vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Parque da Cidade, uma das 14 favelas citadas pelo Ministério Público, Luiz Carlos da Silva admite que a comunidade vem crescendo, mas apenas verticalmente. Segundo ele, a culpa pelo aumento do número de construções irregulares é da própria prefeitura:

¿ Em 2000, a prefeitura começou um projeto chamado Favela-Bairrinho. Já se passaram cinco anos e está tudo parado. Acredito que nem 20% do que foi prometido se tornou realidade. Se tudo tivesse sido feito corretamente, o próprio projeto previa um gabarito máximo de três andares. Como não foi para frente, não temos como conter à força. Já há prédios de seis andares. O que posso garantir é que a favela não está crescendo para os lados.

Por outro lado, o presidente da Associação de Moradores da Favela Mata Machado, no Alto da Boa Vista, Josias Caldas Corrêa, citou a própria prefeitura para se defender da possibilidade de desocupação, levantada pelo Ministério Público. Ele lembrou que o local recebeu obras do programa Favela-Bairro e que a comunidade não está crescendo. Segundo dados do Instituto Pereira Passos, na favela há 503 casas.

¿ Nossa comunidade tem mais de 50 anos. É uma favela plana e ajudamos a proteger o meio ambiente. Além disso, a prefeitura já nos informou que dará título de propriedade para os moradores. Estamos aguardando ¿ disse Josias.