Título: Rio pode ser, oficialmente, menos quente
Autor: Tulio Brandão
Fonte: O Globo, 05/11/2004, Rio, p. 26

O calor do próximo verão vai ser mais ameno, pelo menos se depender das medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A direção do órgão, em Brasília, já tem um parecer técnico interno que não recomenda a reativação da estação meteorológica de Bangu (historicamente detentora das temperaturas mais elevadas da cidade), fechada desde março deste ano. O documento do instituto diz que a unidade é pouco relevante para as atuais demandas do serviço meteorológico ¿ centradas na agricultura, na defesa civil e na previsão de tempo regional ¿ e não recomenda a instalação de uma estação automática no local.

A estação era conhecida por registrar a temperatura máxima do Rio, mas esporadicamente registrava também a mínima. A unidade, segundo o órgão, foi desativada depois que vândalos depredaram o lugar. A estação funcionava dentro da Fábrica de Tecidos Bangu, onde atualmente está sendo construído um shopping center.

Com o fim da estação, o Inmet interrompe uma série histórica iniciada em setembro de 1918. Especialistas lembram que a estação representava a ¿ilha de calor¿ do Rio.

¿ Bangu é o núcleo de temperaturas máximas, por ser um bairro afastado do mar e topograficamente protegido das brisas. É comprovadamente uma ilha de calor. A desativação é uma falta de sensibilidade ¿ diz o professor Luiz Maia, do Departamento de Meteorologia da UFRJ.

A interrupção da coleta de dados, segundo Maia, prejudica indiretamente outras áreas:

¿ Conhecendo a temperatura da região, é possível planejar ações de saúde pública. Além disso, em construções, os limites da temperatura determinam os equipamentos de refrigeração. O mesmo se aplica a indústrias que dependem da temperatura na produção.

Diretor do Inmet vem ao Rio na próxima semana

A presidente eleita da Sociedade Brasileira de Meteorologia, Maria Gertrudes Justi, diz que o parecer está tecnicamente correto, porque o Inmet não tem estrutura para monitorar as pequenas variações climáticas do Rio.

¿ A cidade tem muitos climas distintos. O Inmet não atende mais a essa demanda. Até concordo com a importância de Bangu, mas por que um órgão local não se encarrega disso?

O Inmet alega que só é possível ampliar a rede de estações locais, como a de Bangu, com parcerias. O documento cita como exemplo o Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), do governo estadual, mas a sua única estação em fase de implantação na cidade fica no Maracanã. Não há previsão de investimento do Simerj em Bangu.

O diretor do Inmet, Antônio Divino Moura, não quis comentar o parecer, mas vai visitar a cidade durante o 3 Encontro de Meteorologia do Rio, do dia 8 a 12 deste mês, e aproveitar para analisar a situação das estações locais.

Ontem, nas estações ativas do Inmet, a máxima do Rio foi de 36,8 graus na Praça Mauá e a mínima, de 20 graus em Santa Cruz. Segundo o Climatempo, uma nova frente fria deve chegar à cidade amanhã à tarde e permanecer até segunda.