Título: PANE DE 45 MINUTOS AFETA CLIENTES DA TELEMAR NO RIO
Autor: Mônica Tavares
Fonte: O Globo, 06/10/2005, Economia, p. 28

Consumidor pode ter desconto na fatura

Parte dos clientes da Telemar ficou impossibilitada de completar ligações telefônicas durante a tarde de ontem no Rio. O problema, causado por uma pane no sistema da operadora, teria prejudicado o funcionamento de linhas no Centro, Jardim Botânico, em Ipanema, Copacabana, na Penha, em Niterói e São Gonçalo, de acordo com assinantes da empresa. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Telemar é obrigada a descontar, proporcionalmente, o tempo em que o sistema ficou paralisado do preço da assinatura dos clientes que foram afetados.

A Telemar confirmou que, durante 45 minutos (das 15h30m às 16h15m), houve uma falha no sistema de computadores que envia as ligações de um telefone fixo para outro. A operadora, no entanto, não soube informar quais foram os prefixos afetados.

Segundo a Telemar, durante a pane apenas 40% das ligações foram completados, contra o índice médio de 70% registrado pela empresa - e que está de acordo com o exigido pela Anatel. A agência informou que a operadora tem 48 horas para notificá-la sobre a pane e outras 24 horas para completar as informações. (Com Globo Online)