Título: DESAFIO AO PRESIDENTE ZEN
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 07/10/2005, O País, p. 4

Aldo apela a Deus para apartar Chinaglia e Inocêncio

BRASÍLIA. O que era para ser uma rotineira discussão sobre a chamada MP do Bem, sob a presidência do novato e zen Aldo Rebelo (PCdoB-SP), acabou em troca de insultos, empurrões e ameaças de "quebrar a cara" entre o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o primeiro-secretário, Inocêncio Oliveira (PL-PE). Chinaglia, do microfone, desafiou os críticos da medida, dizendo que era preciso ser homem para atacá-la.

Inocêncio, que estava na Mesa, desceu e, no microfone ao lado de Chinaglia, atacou a MP do Bem e depois partiu para o confronto.

- Eu sou homem. Não me intimide! Se essa MP não é do mal, do bem ela não é. No máximo uma MP do mais ou menos - reagiu Inocêncio sobre a medida, que trata de desoneração tributária para alguns setores da economia.

- Se acham que é do mal, que digam isso em suas bases e não venham com esse tom demagógico! - respondeu Chinaglia, levantando o dedo para Inocêncio.

- Esse líder está muito nervoso! Leve esse nervosismo para outro lugar, aqui não! Não admito ser tratado assim, me respeite - retrucou Inocêncio, partindo para cima de Chinaglia.

Quando Inocêncio armou o murro, deputados entraram no meio, para evitar a pancadaria. Da mesa, Aldo Rebelo apelava:

- Por favor, senhores, parem com isso pelo amor de Deus! Se não pararem vou suspender a sessão.

Não pararam. Afastado de Chinaglia, mas ameaçando voltar, Inocêncio era contido por João Fontes (PSOL-SE), brigão contumaz, José Dirceu (PT-SP) e Ronaldo Caiado (PFL-GO).

- Por Pernambuco, Inocêncio, não agrida! - gritava Carlos Batata (PP).

Inocêncio novamente partiu para cima de Chinaglia, segurado por Dirceu.

- Vou lhe quebrar a cara, seu moleque! - gritava o deputado de Pernambuco.

Aldo suspendeu a sessão.

IMPASSE ADIA VOTAÇÃO DE MP QUE ALIVIA TRIBUTO na página 24

Legenda da foto: INOCÊNCIO APONTA o dedo para Chinaglia, que repete o gesto e, em seguida, quase é agredido