Título: ESTUDANTES FAZEM GREVE DE FOME EM RONDÔNIA
Autor: Ismael Machado
Fonte: O Globo, 07/10/2005, O País, p. 10
Protesto já dura cinco dias e exige cassação de deputados estaduais
BELÉM. Há cinco dias, dez estudantes universitários iniciaram uma greve de fome em frente à Assembléia Legislativa de Rondônia para exigir a cassação dos deputados envolvidos em atos de corrupção que foram denunciados pelo "Fantástico", da Rede Globo. A greve começou segunda-feira e, segundo os estudantes, deve continuar até ser entregue o relatório da comissão que investiga dos deputados.
Os manifestantes dizem que os deputados não fornecem as informações necessárias para o esclarecimento da opinião pública sobre como está o andamento dos processos.
Denúncias falam em cobrança de propina
As denúncias envolvem os deputados em cobrança de propina ao governador Ivo Cassol (PPS) e desvios de recursos por meio de uma folha de pagamento paralela. Os universitários ainda protocolaram documento que pede o afastamento do presidente da Assembléia, Kaká Mendonça, por suposto envolvimento nas denúncias. Os estudantes pretendem entrar com ação civil pública contra os deputados.
A greve de fome deveria terminar na quarta-feira, mas os estudantes, liderados pelo ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes na Região Norte, Leilson Filho, decidiram estender o protesto.
- Ela vai continuar até que o relatório da comissão que investiga os deputados seja entregue. Vamos fazer um revezamento a cada dois dias.
Durante a greve os estudantes ingerem apenas água de coco. A temperatura em Porto Velho nesse período do ano ultrapassa os 35 graus.