Título: BRASIL PEDE À OMC DIREITO DE RETALIAR OS EUA
Autor: Eliane Oliveira/Geralda Doca
Fonte: O Globo, 07/10/2005, Economia, p. 23

Americanos mantêm subsídios ao algodão

BRASÍLIA. O Brasil pediu ontem à Organização Mundial do Comércio (OMC) o direito de retaliar os EUA em US$1 bilhão. A medida é uma resposta ao fato de os americanos não terem ainda eliminado uma série de subsídios condenados pelo organismo. A disposição provocou críticas imediatas do vice-secretário de Estado dos EUA, Robert Zoellick, em visita ao Brasil. Ao lado do ministro Antonio Palocci, ele disse que a retaliação pode dificultar negociações de interesse dos brasileiros.

Zoellick argumentou que, quando uma nação ganha um caso na OMC, o objetivo é chegar a uma solução, e não retaliar. Ele afirmou que a Casa Branca já enviou ao Congresso propostas para alterar os subsídios. De acordo com a resolução da OMC, as modificações deveriam ter ocorrido até o dia 21 de setembro.

- O Brasil vende US$2,5 bilhões aos EUA pelo sistema de preferência. No caso da propriedade intelectual, sentimos que o Brasil está tentando se adaptar e, se retaliar, podemos rever isso - disse Zoellick.

O pedido de retaliação do Brasil será examinado na semana que vem pelo Órgão de Solução de Controvérsias da OMC. Segundo fontes do governo brasileiro, o Brasil não pretende usar o direito para aplicar sanções, e sim ter uma carta na manga para abrir o mercado americano a produtos brasileiros.

A briga entre os dois países começou em 2003, com uma ação movida pelo Brasil contra os EUA. A OMC deu ganho de causa ao Brasil em 2004. Os EUA entraram com recurso e, em março último, o Órgão de Solução de Controvérsias confirmou a condenação. (Eliane Oliveira e Geralda Doca)