Título: FUJIMORI DIZ QUE VAI SE CANDIDATAR À PRESIDÊNCIA
Autor:
Fonte: O Globo, 07/10/2005, O Mundo, p. 29

Governo peruano considera ex-presidente foragido inelegível

TÓQUIO. O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori anunciou ontem, em Tóquio, que pretende se candidatar à Presidência no próximo ano, mesmo que tenha que enfrentar as 21 acusações criminais que pesam contra ele se retornar ao país. Em Lima, seu advogado levantou a possibilidade de Fujimori se candidatar e organizar uma campanha virtual a partir do Japão, onde está refugiado. Se vencer, pode se converter em chefe de Estado antes de pisar em solo peruano, ganhando imunidade.

O advogado Cesar Nakazaki disse ainda que trabalha para derrubar as acusações contra o cliente antes de 9 de abril, data da eleição. Fujimori, por sua vez, mostrou confiança na vitória.

- Eu tenho 30% de apoio. Eu vou voltar - afirmou.

Fujimori deixou o Peru em meio a um escândalo de corrupção envolvendo o seu governo. Com dupla cidadania, tem vivido desde então no Japão. O país, que não tem acordo de extradição com o Peru, tem se recusado a devolver o ex-presidente para que seja julgado por corrupção e abuso dos direitos humanos. O ex-presidente, que governou o Peru com mão-de-ferro de 1990 a 2000, é acusado da morte de 25 pessoas, suspeitas de integrar a guerrilha.

Governo busca alternativas contra ex-presidente

O embaixador peruano no Japão, Luis Macchiavello, afirmou que Fujimori será preso se voltar ao país.

- Ele é um fugitivo, não é um exilado. Ele será preso, é simples assim - disse.

O ministro da Justiça, Alejandro Tudela, afirma que em 2001 o Congresso tornou Fujimori incapaz de exercer cargos públicos por dez anos - numa medida contestada pelo ex-presidente. O comitê eleitoral informou que só pode se pronunciar depois que a candidatura for apresentada. Os candidatos têm até janeiro para se registrar.

Cesar Nakazaki disse que vai tentar derrubar as acusações para que Fujimori possa retornar sem ser preso. O advogado, que pegou o caso no início do ano, alega que seu cliente não foi bem representado.

- Fujimori vai responder a julgamento no Peru para provar sua inocência.

Segundo Nakazaki, uma alternativa seria a campanha à distância, já que no Peru não é necessário um candidato se registrar pessoalmente. Se Fujimori - que apresentou a renúncia por fax - ganhasse, voltaria com imunidade, que cessaria apenas ao fim do mandato.

Em meio à polêmica, o governo peruano anunciou que estuda a possibilidade de pedir ao Japão que julgue Fujimori. A proposta, no entanto, divide o Gabinete do presidente Alejandro Toledo, porque alguns consideram que isso viola a soberania do país. Outra opção seria denunciar Fujimori à Corte de Justiça de Haia, por crimes contra a Humanidade.