Título: ASTRONAUTA COMEÇA A TREINAR AINDA ESTE MÊS
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 11/10/2005, O Mundo, p. 31

Marcos Pontes se prepara para voar numa nave russa

Um representante da Agência Espacial Brasileira (AEB) já se encontra em Moscou discutindo os últimos detalhes do contrato a ser firmado no próximo dia 18 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o envio do primeiro astronauta brasileiro ao espaço.

O tenente coronel Marcos César Pontes parte no dia 22 de março rumo à Estação Espacial Internacional. Até o fim do mês, ele começa o treinamento específico na Cidade das Estrelas, nas cercanias de Moscou, para voar numa nave russa Soyuz.

- Assinado o contrato, que prevê uma série de etapas e datas para o treinamento, Pontes já começa a fazer exames médicos - contou o presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi, que chega a Moscou no próximo dia 16. - Vamos levar ao espaço 15 quilos de experiências de universidades brasileiras.

Para Gaudenzi, as experiências realizadas no espaço, ainda a serem determinadas, são de extrema importância para o país. Até hoje, o Brasil só conseguiu realizar estudos em microgravidade por tempo muito curto (no máximo oito minutos) em satélites suborbitais. Essa é a primeira vez que o país terá oito dias.

- Outro ponto muito importante é a divulgação que o programa espacial brasileiro passa a ter - assinalou Gaudenzi. - É indispensável para um país como o Brasil, que quer ter liderança em desenvolvimento científico, ter um programa espacial forte.