Título: Os possíveis substitutos
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 05/11/2004, O Mundo, p. 38

AHMED QOREI

O primeiro-ministro da ANP é considerado um dos mais competentes negociadores palestinos, tendo sido o elemento-chave nas conversações secretas que antecederam os Acordos de Oslo, em 93. Mas não tem o carisma de Arafat e é pouco popular.

MOHAMMED DAHLAN

Ex-ministro do Interior da ANP, ele atua como chefe da segurança em Gaza. É considerado o líder da maior milícia em Gaza e poderia ser crucial para estabilizar a região após a retirada de Israel. É um reformista e o principal líder da nova geração política palestina

JIBRIL AL-RAJOUB

Foi o chefe das forças de segurança da ANP na Cisjordânia até ser demitido por Arafat. Mas é o principal líder de milícias da região e tem um forte círculo de aliados. Discordâncias com Arafat fazem com que seja um dos preferidos de Israel para a Presidência da ANP.

MAHMOUD ABBAS

Um dos líderes históricos do movimento palestino, há tempos é o número dois da OLP. Moderado, critica o uso de violência durante a intifada. Foi primeiro-ministro da ANP por quatro meses em 2003, mas renunciou após uma luta política com Arafat. É pouco popular.