Título: 'Damos lição ao mundo. Qual governo na História funcionou com três CPIs?'
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 08/10/2005, O País, p. 4

Presidente diz que admistração do país está funcionando 'o dia inteiro'

BRASÍLIA. Mesmo tendo o Planalto feito tudo para evitar as CPIs, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que seu governo está dando lição ao país e ao mundo ao continuar funcionando em meio às três comissões que investigam no Congresso denúncias envolvendo ex-integrantes de sua administração e parlamentares, inclusive do PT. Perguntado sobre a possível renúncia de deputados petistas, disse que era assunto do partido e da Câmara.

O presidente negou ter tratado da renúncia de parlamentares no encontro com a bancada petista. Disse esperar que a campanha de 2006 não cause embaraço ao crescimento do país. Ao ser perguntado se o pior da crise política já passou, respondeu:

- Você nunca sabe se é o pior, ou se (a crise) já passou. Veja, crise é crise. Estamos dando é uma lição também ao mundo. Qual governo na História deste país funcionou com três CPIs? Estamos funcionando o dia inteiro - disse Lula, depois de atuar como garoto-propaganda ao experimentar o novo Vectra, da General Motors.

Lula diz que Brasil "entrou no rumo certo"

Bem-humorado, Lula disse que o Brasil "finalmente entrou no rumo certo" e que nenhuma crise abalará sua convicção. Perguntado se havia prestado solidariedade aos deputados do PT que correm o risco de perder o mandato, Lula foi evasivo.

- Permita-me, com toda a gentileza do mundo, não entrar nesse assunto (renúncia). É um assunto pertinente à bancada do PT, à Câmara. Quando eu tiver os problemas aqui dentro, eu resolvo. Lá, eles resolvem - disse Lula, encerrando a entrevista.

Mas disse que muitas pessoas ficam incomodadas com suas viagens. Na próxima semana, ele embarca para a Europa:

- Não posso deixar de tirar proveito das coisas que estamos inaugurando. Não haverá crise no Brasil e no mundo que vá me tirar da rota de seriedade de acreditar que o Brasil finalmente resolveu se transformar numa nação altamente produtiva, solidária e competitiva.

Descontraído, desenterrou uma metáfora usada no início do governo para falar das obras que estão ficando prontas:

- Quando a gente planta um pé de jabuticaba e rega todo dia, o que a gente espera? Que, quando der jabuticaba, a gente chupe - disse, sorrindo.

E falou sobre 2006.

- Vamos entrar num ano de disputa política. Vamos disputar a campanha, mas de forma a permitir que o Brasil não sofra embaraço - disse, afirmando ser "um otimista inveterado e estar muito tranqüilo e satisfeito" com a situação do país.

Lula falou depois de conhecer o Vectra. Ao lado de dona Marisa, entrou no carro e deu a partida, mas teve dificuldade para destravar a direção. Disse que o carro é um exemplo da capacidade da indústria do país e que era perfeito para o poder aquisitivo dos jornalistas. O modelo completo, concebido e produzido no Brasil, custa R$86 mil. Ao ser perguntado se era compatível com o poder aquisitivo de um presidente, balançou negativamente a cabeça.

CPI já escolheu empresas de auditoria

Anúncio oficial, no entanto, só será feito na próxima terça-feira

BRASÍLIA. Embora o anúncio oficial tenha sido adiado para a próxima terça-feira, a CPI dos Correios já escolheu as três empresas de auditoria que vão auxiliar as investigações da comissão a partir do dia 18. A multinacional Ernst & Young vai analisar a atuação dos fundos de pensão, suspeitos de abastecer o valerioduto. As empresas Moores Stephen e Vilas e Rodil farão o rastreamento de possíveis contas no exterior dos envolvidos até agora no escândalo do mensalão.

Ontem, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CPI dos Correios, disse acreditar que o reforço das auditorias resgatará a credibilidade da CPI, abalada pelas tentativas de governistas de esvaziar os trabalhos:

- As auditorias vão despolitizar as conclusões da CPI. Ninguém vai poder questionar o resultado - disse Delcídio.

O presidente da CPI e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), subrelator responsável pelas movimentações financeiras, se reuniram ontem com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Adylson Motta, que cedeu técnicos à comissão para a investigação dos contratos suspeitos dos Correios e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). Eles acertaram um novo encontro, na próxima segunda-feira, às 15h, quando Delcídio promete divulgar as datas de entrega dos relatórios parciais da CPI. A expectativa é que eles fiquem prontos em duas semanas.

O encontro também serviu para que Delcídio e Motta discutissem os pedidos de afastamento feitos esta semana por alguns técnicos do TCU cedidos à CPI. Eles estão insatisfeitos e se sentindo desprestigiados com a contratação das auditorias. Delcídio afirma que o problema não é novo e não o preocupa:

- A ciumeira a gente administra.