Título: BISPO DE BARRA AMEAÇA RETOMAR GREVE DE FOME
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 08/10/2005, O País, p. 10

Ele cobra do governo promessa que o levou a suspender protesto

SALVADOR. O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, ameaçou ontem retomar a greve de fome caso o governo não cumpra a promessa feita pelo ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner. Dom Luiz ficou preocupado com declaração do ministro de que o governo não pretende adiar nem suspender a obra de transposição. Em carta ao bispo, o presidente Lula se comprometeu a prolongar o diálogo sobre o projeto, priorizar a revitalização e o saneamento e liberar verba de R$350 milhões para as obras.

- Se o governo não honrar sua palavra eu volto para o canteiro de obras, desta vez não mais sozinho, mas com os (índios) trukás e todos aqueles que me apoiaram, e reiniciaremos a greve de fome - disse o bispo.

Ele começa a se recuperar dos 11 dias de jejum. Ontem, tomou sopa de legumes e água de coco. O frade franciscano deve viajar amanhã para São Paulo, onde pretende descansar em companhia da família. Ontem à tarde dom Luiz foi para Petrolina (PE), e hoje participa de uma assembléia em Juazeiro (BA) com movimentos sociais, para discutir a campanha contra a transposição.

Dom Luiz Cappio atribuiu o acordo feito na tarde anterior à preocupação do governo com sua imagem perante a opinião pública. O bispo, no entanto, demonstrou confiança de que o presidente Lula cumprirá o prometido.

Ele disse que aceitará o convite de Lula para uma audiência em Brasília, quando pretende ver reafirmado o acordo de que a obra só começará após uma ampla discussão com a sociedade e, sobretudo, com as populações envolvidas. A data da viagem ainda não foi definida.