Título: CORRÊA DO LAGO SE AFASTA DA BIBLIOTECA NACIONAL
Autor:
Fonte: O Globo, 08/10/2005, O País, p. 11

Gil aceita pedido de demissão do bibliófilo, que estava à frente da instituição desde o início do governo Lula

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (BN), o bibliófilo Pedro Corrêa do Lago, pediu demissão do cargo que ocupava desde o início do governo Lula. A demissão foi aceita pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, que se encontra na Europa. Corrêa do Lago enviou a carta de demissão na quinta-feira à noite ao ministro e disse que já planejava se afastar da presidência da Biblioteca há dois meses para se dedicar a projetos pessoais. A saída ocorre menos de uma semana depois do início de uma auditoria conduzida pela Controladoria Geral da União (CGU) para investigar supostas irregularidades na Biblioteca.

Em nota, Gil lamentou a saída de Corrêa do Lago que, segundo ele, "trabalhou intensamente à frente da Biblioteca Nacional durante quase três anos, inovando sua gestão". O ministro citou episódios que marcaram a administração do bibliófilo. "Acompanhei com ele, nos últimos meses, o inquérito do furto de fotografias (ocorrido em julho passado) conduzido pelo Ministério da Justiça e a Polícia Federal, sob segredo de Justiça. Segui, também, a nova 'Revista de História da Biblioteca Nacional', publicada com o apoio do Ministério da Cultura. Acolhi seu desejo de que uma auditoria completa fosse conduzida com a Controladoria Geral da União (CGU) para esclarecer e apurar quaisquer suspeitas de irregularidades."

A revista "Nossa História", publicada em parceria com a editora Vera Cruz - parceria esta que foi rompida este ano - é o principal motivo de uma ação de improbidade movida pelo Ministério Público Federal contra Corrêa do Lago. A edição gráfica e a distribuição foram feitas pela editora e a Fundação Miguel de Cervantes, outro alvo da ação, empregadas sem licitação. Segundo Corrêa do Lago, ela não foi feita porque a parceria não envolvia recursos públicos. Ontem, o procurador Maurício Manso anunciou que entrou, no dia 30 de setembro, com um pedido de afastamento cautelar dele da presidência da Biblioteca Nacional. Agora, com sua saída, o processo deve continuar.

O diretor da Associação dos Servidores da Instituição, Rutônio Sant'Anna, diz que os funcionários estavam insatisfeitos com a administração e considera que Corrêa do Lago poderia ter feito mais para a conservação do acervo. Diretor do Centro de Referência e Difusão da BN, Joaquim Marçal Ferreira, por sua vez, afirma que o bibliófilo fez o que pôde e considera covardia culpar Corrêa do Lago pelos problemas da instituição.