Título: LULA VISITARÁ A EUROPA EM SUA 53ª VIAGEM INTERNACIONAL
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 09/10/2005, O País, p. 10

Em Moscou, presidente debaterá com colega russo reforma da ONU e também cooperação entre os países

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma nova turnê pela Europa entre 12 e 19 de outubro. Em uma semana, terá compromissos com chefes de Estado, empresários e até participará de eventos culturais em visitas às cidades do Porto (Portugal), Salamanca (Espanha), Roma (Itália) e Moscou (Rússia). A passagem de poucas horas pela capital russa, último trecho da viagem, está sendo considerada pelo governo o compromisso mais importante politicamente.

Será a 53ª viagem internacional do presidente, chegando a 74 países visitados, muitos deles mais de uma vez. Lula já esteve em Portugal e na Espanha em 2003, por exemplo. Mas será a primeira viagem à Rússia. No caso da Itália, será a primeira visita oficial, já que o presidente esteve em Roma em abril apenas para participar do funeral do Papa João Paulo II. Ao fim dessa viagem à Europa, Lula terá somado 130 dias no exterior em 34 meses de mandato.

Em Portugal, seminário sobre novos negócios

Em Portugal, primeira etapa da viagem, Lula participará na Cidade do Porto, quinta-feira, da 8ª Cúpula Brasil-Portugal. Antes, estará no seminário "Oportunidades de novos negócios entre Brasil e Portugal", quando fará seu discurso preferido: o de que este é um dos melhores momentos para o investidor estrangeiro no país. Depois vai almoçar com o primeiro-ministro de Portugal, André Sócrates, num barco no Rio d'Ouro.

No dia 13, o presidente embarca para Salamanca, onde o principal compromisso nos dias 14 e 15 será a Cúpula Ibero-Americana. O governo espanhol tenta revitalizar a cúpula, que a partir de agora terá uma secretaria-geral, a cargo do uruguaio Enrique Iglesias, ex-presidente do BID.

- A Espanha quer reforçar suas relações com a América Latina - explica o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

Em Roma, no dia 17, participará dos 60 anos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e encerrará a agenda com uma reunião com o presidente da Itália, Carlo Ciampi, e com industriais.

Em Moscou, em reunião com o presidente Vladimir Putin, Lula falará da reforma das Nações Unidas e da cooperação em diversas áreas, principalmente a espacial.