Título: ESPECIALISTA CRITICA SALÁRIOS
Autor: Fábio Vasconcellos
Fonte: O Globo, 09/10/2005, Rio, p. 31
Especialistas em estudos sobre segurança pública têm opiniões diferentes sobre a baixa aprovação de candidatos nos concursos da PM. Leonarda Musumeci, professora da UFRJ e antropóloga do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) da Candido Mendes, diz que o baixo salário atrai pessoas menos qualificadas. Leonarda acredita que boa parte das reprovações pode ter relação com o aumento do nível de dificuldade das provas escritas:
- Quem teve problemas no ensino médio certamente acaba sendo reprovado. Quem passa pensando apenas na estabilidade financeira, por outro lado, enfrentará uma profissão de alto risco no Rio com baixos salários.
O sociólogo da Uerj, Ignácio Cano, por sua vez, é contra a contratação de mais policiais. Segundo ele, se houvesse menos PMs, haveria melhores salários, atraindo candidatos mais qualificados, que teriam condições de passar nas provas da corporação:
- Existe uma pressão enorme na sociedade para que a PM aumente o efetivo. Não concordo com isso. Acho que se houvesse uma polícia mais especializada, com menos homens, teríamos mais condições de ter candidatos mais qualificados.