Título: 'VÃO VER O JOGO DA SELEÇÃO'
Autor: Toni Marques/Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 10/10/2005, O País, p. 3
Lula vota na eleição interna do PT e usa carro não oficial para evitar acusações de uso da máquina
BRASÍLIA. Depois de faltar à votação do primeiro turno da eleição interna do PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a promessa e participou do segundo turno do pleito entre os candidatos Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, e Raul Pont, da Democracia Socialista. Lula foi rápido e levou apenas alguns minutos para votar. Ele e a primeira-dama, Marisa Letícia, permaneceram apenas dez minutos no escritório nacional do PT na capital federal.
- Gente, vão ver o jogo da seleção. Vão aproveitar o domingo - disse Lula, que vestia camisa amarela e calça bege, aos fotógrafos.
O Palácio do Planalto se mobilizou e torce pela eleição de Berzoini. Lula e a maioria dos ministros pertencem ao Campo Majoritário, que até agora controla o partido. No primeiro turno, Lula irritou os petistas ao permanecer em sua residência em São Bernardo do Campo (SP), faltando à votação.
Para evitar acusações de uso da máquina em atividades partidárias, Lula trocou o carro oficial de presidente por um veículo com placa normal de Brasília. Ele e dona Marisa chegaram à sede do PT a bordo de um Astra prata.
Descontraído, Lula tirou fotos com militantes e cumprimentou uma criança. Dona Marisa votou depois do presidente. Lula nunca escondeu que defendia o adiamento da eleição do PT devido à crise política.
Além do casal, vários assessores do presidente e de ministérios votaram em Brasília. Foi o caso do chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho - convocado pela CPI dos Bingos para fazer uma acareação no dia 26 de outubro com os irmãos do prefeito Celso Daniel, assassinado em 2002. Carvalho chegou ao local um pouco antes do presidente Lula. O assessor especial da Presidência César Alvarez votou mais cedo e declarou seu voto em Berzoini. O mesmo ocorreu com Clara Ant, outra assessora especial de Lula. A primeira autoridade a votar foi a ministra da Secretaria de Promoção Racial, Mathilde Ribeiro.
Legenda da foto: LULA VOTA no segundo turno das eleições para presidente do PT, no escritório nacional do partido em Brasília: "Vão aproveitar o domingo", brincou