Título: POLÍCIA FEDERAL DIZ QUE BEIRA-MAR FOI TRANSFERIDO PARA EVITAR FUGA
Autor: Jaílton de Carvalho
Fonte: O Globo, 10/10/2005, Rio, p. 9

Traficante estaria perdendo prestígio e queria recuperar fama de temido

BRASÍLIA. A Polícia Federal decidiu transferir o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, de Brasília para Santa Catarina após descobrir indícios de um audacioso plano de fuga do criminoso. Em relatório reservado, o serviço de inteligência da PF informa que Beira-Mar estaria planejando fugir da carceragem da instituição em Brasília para recuperar a fama de bandido mais temido do país.

A PF começou a desconfiar do plano de fuga há algumas semanas. Pessoas ligadas ao traficante foram vistas dando voltas em torno da Superintendência, onde ele estava preso. Recentemente, uma delas foi flagrada dentro da garagem do prédio. Para a PF, tudo indicava que o grupo estava fazendo levantamento do local para traçar uma rota de fuga.

As suspeitas foram reforçadas pelo relatório reservado do serviço de inteligência dando conta de que Beira-Mar queria fugir para recuperar prestígio e manter influência sobre os territórios que controlava em morros do Rio de Janeiro. A notícia de uma fuga teria impacto porque a carceragem da PF em Brasília é considerada de segurança máxima.

O traficante foi levado para Florianópolis mas, por medida de segurança, de três em três meses será removido para um dos presídios federais que estão para ser inaugurados ou para carceragens da PF em outros estados.

Deputados vão enviar moção de repúdio a Lula

Políticos são contra a presença do bandido em Florianópolis

A bancada estadual do PMDB de Santa Catarina deverá encaminhar ao Ministério da Justiça e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva moção de repúdio por causa da transferência do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, para a sede da Polícia Federal em Florianópolis. O líder do partido, Manoel Mota, vai convocar os deputados para encaminhar a moção, lembrando o período das festas catarinenses, como a Oktoberfest de Blumenau. Sábado, o governador do estado, Luiz Henrique, antecipou a intenção de manifestar a insatisfação dos catarinenses por ofício ao governo federal.

O traficante contratou o serviço de Luiz Vicente Cernicchiaro, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, que deverá entrar com petição na Justiça pedindo a volta de Beira-Mar para o Rio.