Título: VÂNDALO ATACA IMAGEM DA PADROEIRA DO PARÁ
Autor: Ismael Machado
Fonte: O Globo, 11/10/2005, O País, p. 9

Freqüentador de igreja evangélica atinge com duas pedradas estátua de Nossa Senhora de Nazaré

BELÉM. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, foi atacada por um vândalo identificado como José Ubiratan Leite, de 34 anos, freqüentador da Assembléia de Deus. Aproveitando a grande quantidade de fiéis que vão até a Praça Santuário, no centro de Belém, para ver a imagem da santa, Ubiratan atingiu a imagem com duas pedradas, destruindo o pino de sustentação da imagem e tirando algumas lascas da madeira.

Detido pela multidão revoltada, Leite foi levado à delegacia do bairro de São Braz. A mulher dele disse que Ubiratan é esquizofrênico e está sob tratamento médico. Apesar disso, Ubiratan continuará preso.

Dois guardas que faziam a segurança da imagem não perceberam a aproximação de Ubiratan, achando que ele estava no lugar como um romeiro para demonstrar sua fé.

A imagem peregrina participa de todas as procissões do Círio de Nazaré, a maior manifestação de fé católica no Brasil. Ela foi levada para a Basílica e será trocada por outra enquanto passa por reparos. No domingo, a procissão do Círio de Nazaré levou dois milhões de fiéis às ruas de Belém.

Em junho, imagem foi atacada a faca

Não é a primeira vez que a imagem de Nossa Senhora é alvo de vândalos. Em junho, um morador de rua atacou a réplica com uma faca e uma barra de ferro, causando um prejuízo de R$8 mil. A diretoria da festa de Nossa Senhora de Nazaré informou que vai reforçar a segurança no local para tentar impedir novos ataques a símbolos religiosos.

Legenda da foto: O PADRE EDMUNDO Feitosa mostra um pedaço da imagem da santa