Título: IMIGRAÇÃO ILEGAL PARA OS EUA CRESCE EM 784%
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 11/10/2005, O País, p. 12

Pesquisa do Congresso americano revela que a entrada clandestina de brasileiros está 9 vezes maior que em 2002

WASHINGTON. O índice de imigrantes do Brasil que têm entrado ilegalmente nos Estados Unidos é o mais alto entre os 25 países - à exceção do México - que mais tiveram pessoas tentando entrar clandestinamente no país nos últimos três anos. Enquanto a entrada ilegal em geral triplicou nesse período, com aumento de 220%, a de brasileiros aumentou nove vezes, chegando este ano a 784% em relação a 2002.

Os números constam de estudo que acaba de ser feito pelo Serviço de Pesquisas do Congresso, a pedido dos parlamentares americanos. Eles estão mais preocupados com a possibilidade de a al-Qaeda infiltrar terroristas nos EUA pela fronteira com o México usando os mesmos caminhos utilizados por imigrantes ilegais.

Só nos primeiros seis meses deste ano, 27.396 brasileiros foram detidos pela Patrulha de Fronteira. Isso dá uma média de 4.566 pessoas por mês, ou 152 por dia. Quando se comparam esses números aos registrados em 2002, tem-se uma dimensão mais precisa do fenômeno: ao longo de todo aquele ano a média de brasileiros entrando ilegalmente nos EUA era de apenas oito por dia. Ou seja: atualmente o volume é 19 vezes maior.

O estudo, intitulado "Segurança da fronteira: apreensões de estrangeiros não-mexicanos", diz que a viagem dos brasileiros é facilitada por redes bem organizadas de contrabandistas no país. "Essas redes às vezes operam através de fachadas legais, como agências de viagem, que cobram aproximadamente US$10 mil para o transporte porta-a-porta do Brasil a cidades dos EUA, tais como Boston e Atlanta".

Em território mexicano as operações seriam, em geral, conduzidas por um grupo conhecido como "Los Zetas", que abriga muitos ex-militares mexicanos treinados pelas forças especiais dos EUA e que também opera com o tráfico de drogas. "Há provas de que alguns desses grupos utilizam coletes à prova de balas, armas totalmente automáticas e equipamento que permite a visão durante a noite, além de rádios de comunicações codificadas", diz o documento.

No ano passado foram detidos 1,16 milhão de estrangeiros tentando entrar ilegalmente nos EUA, sendo 93% deles mexicanas. Depois do Brasil, que teve um aumento de 784% no índice de imigrantes ilegais em relação a 2002, aparecem no ranking dos 25 países com mais cidadãos detidos na fronteira dos EUA a Nicarágua, com 330%, seguida de Honduras e El Salvador - ambos com 288%.

O estudo do Congresso americano sustenta que o fato de o México passar a exigir visto aos brasileiros a partir do próximo dia 26 poderia reduzir o número de pessoas entrando ilegalmente nos EUA.