Título: AMERICANO E ISRAELENSE GANHAM NOBEL DE ECONOMIA
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 11/10/2005, Economia, p. 26

Teoria dos jogos rendeu prêmio a Schelling e Aumann

ESTOCOLMO e RIO. O prêmio Nobel de Economia de 2005 foi para um americano e um israelense por seu trabalho sobre a teoria dos jogos, que ajuda a explicar conflitos comerciais e até mesmo a evitar uma guerra. A Real Academia Sueca de Ciências informou ontem que o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$1,3 milhão) será dividido entre Thomas Schelling e Robert Aumann, por um trabalho utilizado em "políticas de segurança e desarmamento, formação de preços e negociações econômicas e políticas".

Aumann, de 75 anos, nasceu na Alemanha mas é cidadão israelense e americano. Ele dá aulas na Universidade Hebraica de Jerusalém. Schelling, de 84 anos, trabalha na Universidade de Maryland, nos EUA.

A teoria dos jogos trata de estratégias e busca determinar o que diferentes atores - sejam parceiros comerciais, empregadores, sindicatos e até quadrilhas criminosas - devem fazer para obter sucesso em suas ações. O trabalho com essa teoria já rendeu um Nobel: John Nash, matemático retratado no filme "Uma mente brilhante" - estrelado por Russell Crowe - foi um dos três ganhadores em 1994.

- Acho que a teoria dos jogos cria idéias que são importantes na solução e na abordagem dos conflitos em geral - disse Aumann, em Jerusalém.

Schelling, em Maryland, disse que sua maior influência está na reflexão sobre a corrida nuclear e maneiras de interromper a proliferação desse tipo de arma. Isso inclui a idéia de que nenhum país usaria uma arma nuclear porque a retaliação seria certa - a chamada doutrina da destruição mútua.

- Sou um estudioso da cooperação e do conflito. Não me considero um teórico de jogos, mas um cientista social - disse Schelling, que trabalhou no Plano Marshall, de reconstrução da Europa depois da Segunda Guerra Mundial.

Aumann esteve duas vezes no Brasil, em 1996 e 2002, a convite do vice-diretor da Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), professor Aloísio Pessoa de Araújo. Ele disse que Aumann conseguiu criar modelos matemáticos da competição perfeita e, pela primeira vez, incluiu a figura do mediador de conflitos. Mas, para Araújo, as teorias dos economistas premiados ainda não estão muito disseminadas no Brasil.

Segundo Sérgio Werlang, professor de Economia da Escola de Pós-Graduação da FGV, as teorias de Aumann são usadas nas negociações comerciais entre os países e para estabelecer as formas de intervenção do Estado no mercado:

- Ele modelou as formas de ação do mercado e como funciona a cadeia do conhecimento entre os jogadores, dando condições de entender melhor as negociações.

Schelling e Aumann disseram ainda não saber o que farão com o dinheiro do prêmio. (Cássia Almeida, com agências internacionais)

'A teoria dos jogos cria idéias que são importantes na solução e na abordagem dos conflitos em geral'

ROBERT AUMANN

Prêmio Nobel de Economia

'Estudo a cooperação e o conflito. Não me considero um teórico de jogos, mas um cientista social'

THOMAS SCHELLING

Prêmio Nobel de Economia

Legenda da foto: ROBERT AUMANN modelou a ação do mercado