Título: SÃO FRANCISCO PODE TER TREMOR FORTE
Autor:
Fonte: O Globo, 11/10/2005, O Mundo, p. 30

Risco é de 25% para os próximos 20 anos, alertam cientistas dos EUA

SÃO FRANCISCO. A região da baía de São Francisco, no norte da Califórnia, tem uma chance de 25% de registrar um terremoto de magnitude de 7 graus ou mais dentro dos próximos 20 anos, de acordo com uma simulação feita em computador e chamada de Califórnia Virtual.

A simulação foi programada por John Rundle e sua equipe, num esforço para aprimorar as futuras previsões de terremotos na área da baía de São Francisco. Os autores do estudo - publicado na última edição da "Proceedings of the National Academy of Science" - utilizaram métodos estatísticos de previsão inéditos.

Eles levaram em conta não apenas os movimentos tectônicos da grande falha de San Andreas, mas também todas as complexas interações entre ela e outras falhas adjacentes.

Em 80 anos, risco aumenta para 75%

O programa Califórnia Virtual foi usado para simular a atividade sísmica ao longo de toda a região da falha de San Andreas ao longo de um período de 40 mil anos. No total, foram simulados 395 terremotos com magnitude de 7 graus ou superior num intervalo de, em média, 100 anos.

Com base nesses dados, o programa é capaz de sustentar que existe um risco de 25% de um terremoto de magnitude igual ou superior a 7 graus ocorrer nos próximos 20 anos. O risco, no entanto, aumenta para 50% se considerarmos os próximos 45 anos e para 75% se levarmos em conta os 80 anos seguintes.

O grande problema, dizem os cientistas, é que a região que já é extremamente habitada tende a apresentar ainda mais moradores no futuro, potencializando os danos.