Título: PONT: `TEMOS DE NOS VOLTAR MAIS PARA A POPULAÇÃO¿
Autor: Ilimar Franco e Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 12/10/2005, O País, p. 8

PORTO ALEGRE. Depois de reconhecer a vitória de Ricardo Berzoini no fim da tarde de ontem, o deputado estadual Raul Pont afirmou que o partido sai das urnas muito diferente daquele que simplesmente homologava as decisões de um pequeno grupo. Com maioria no diretório nacional e quase 50% da nova executiva, as tendências de oposição devem pressionar para o governo alterar rapidamente os rumos da política econômica, com foco numa imediata distribuição de renda:

¿ Temos que deixar um pouco o Congresso de lado e nos voltar mais para a população e os movimentos sociais organizados. A alteração da política econômica não pode ficar para o segundo mandato. Se isso não for feito rapidamente, não teremos um segundo governo.

O candidato da esquerda do PT propôs que o governo implemente mecanismos de participação popular com o Orçamento Participativo. Ele disse que, em vez de buscar ¿alianças estapafúrdias¿, como a que envolve PP e PTB, o governo deve fazer alianças pontuais e circunstanciais.

¿ O governo confundiu alianças para ter governabilidade no Congresso e deu nessa trapalhada toda. Este processo é estimulador da corrupção. Temos que buscar alianças eventuais, mas isso não pode ser o fulcro das preocupações do governo ¿ afirmou Pont.