Título: Petistas terão relatores da oposição em processos no Conselho de Ética
Autor: Evandro Éboli e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 13/10/2005, O País, p. 4

Nomes serão decididos por sorteio, mas deputados são na maioria de PSDB e PFL

BRASÍLIA. Se não renunciarem até segunda-feira, os seis petistas que serão julgados por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética terão como relatores parlamentares da oposição, principalmente do PFL e PSDB. O único titular da base que está entre os relatores que serão sorteados é o deputado Nelson Trad (PMDB-MS). O sorteio dos relatores, marcado para segunda-feira à noite, foi transferido pelo presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), para a manhã da próxima terça-feira.

Izar decidiu fazer esse sorteio porque estava sofrendo muita pressão, tanto dos parlamentares que serão julgados, quanto dos próprios conselheiros que pediam prioridade para um determinado caso, ou para não relatar o caso de amigos.

¿ Não podia atender a nenhum dos dois lados. Optei pelo sorteio ¿ justificou Izar.

Quantidade de processos obrigará a usar suplentes

A grande quantidade de processos ¿ além dos 13 que vão chegar há três em tramitação ¿ obrigará Izar a recorrer aos suplentes do conselho. Entre os 15 titulares, oito têm algum tipo de impedimento para relatar os novos processos: o próprio Izar, que é o presidente; o corregedor Ciro Nogueira (PP-PI) e Robson Tuma (PFL-SP) que relatou o processo contra os 13 deputados na Corregedoria; os que já relatam processos: Benedito de Lyra (PP-AL), Josias Quintal (PSB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG); a deputada Ann Pontes (PMDB-GO) que está de licença médica e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) que é sub-relator na CPI dos Correios e pediu para não relatar.

Apenas sete titulares participarão do sorteio. Izar deverá iniciar o sorteio pelos petistas paulistas cujas opções de relator são menores: João Paulo Cunha, José Mentor e Professor Luizinho. Depois que todos os titulares foram sorteados, Izar irá sortear os demais entre os conselheiros suplentes. Destes, apenas três são da base aliada: Mauro Benevides (PMDB-SP), Celso Russomano (PP-SP) e Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Os 13 deputados ameaçados de cassação poderão renunciar até 18h da segunda-feira. Pelo menos a renúncia de José Borba (PMDB-PR) já é dada como certa. O deputado esteve ontem em Maringá para comunicar à família sua decisão de renunciar.

Segundo relatou a amigos, ele entregará até sexta-feira uma carta renunciando ao mandato porque avalia que, embora inocente, já está condenado politicamente. Borba está em contato permanente com os petistas que também serão processados ¿ com exceção de João Magno (MG) ¿ e contou a amigos que a tendência é de que também eles optem pela renúncia.