Título: CASO AFETA 60% DAS EXPORTAÇÕES PARA A EUROPA
Autor: Economia
Fonte: O Globo, 13/10/2005, Economia, p. 17

Lula cobra ações diplomáticas imediatas e conversará com líderes

BRUXELAS, BRASÍLIA e PORTO. A suspensão anunciada pela União Européia (UE) das importações de carnes bovinas desossadas e maturadas provenientes de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná deve afetar diretamente entre 55% e 60% do que o Brasil exporta nesse setor ao mercado europeu. Esta é uma estimativa preliminar feita pelos próprios importadores de carnes na UE, que calcula ainda que o bloqueio atinja cerca de 60% dos fornecedores brasileiros para a Europa.

Ontem, o Comitê Permanente da Cadeia Alimentar, composto por representantes dos 25 países europeus, confirmou o embargo às carnes brasileiras e não deu prazo para a suspensão das restrições. Tudo vai depender, segundo a Comissão Européia, das informações fornecidas pelas autoridades brasileiras e dos efeitos que terão as medidas para controlar a doença. Os europeus impuseram um embargo parcial. O Brasil vai poder continuar exportando carnes bovinas de Minas Gerais (exceto de alguns municípios), Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás (com exceção de algumas localidades) e Mato Grosso. A recomendação do embargo deve entrar em vigor nos próximos dias e vale para os animais abatidos a partir de 30 de setembro.

O Ministério da Agricultura está enviando uma missão técnica para a reunião que acontece hoje na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, para confirmar as medidas tomadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também determinou ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ações diplomáticas imediatas. O ressurgimento da doença entrará na pauta das conversas de Lula com os líderes europeus na atual viagem que faz à Europa ¿ ele estará em Portugal, Espanha, Itália e Rússia.

Na Europa, a posição do Brasil tem sido esclarecer que o caso de Mato Grosso do Sul não vai afetar o rebanho dos outros estados.

¿ A expectativa é retomar todas as exportações rapidamente. A ação do governo foi rápida e eficaz. Tudo está sendo totalmente esclarecido. O governo está mandando emissários para todos os países para esclarecer a situação da carne brasileira. Acho que não teremos problemas. Até porque nesse setor as informações são transparentes ¿ afirmou o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner.

O governo brasileiro já enviou uma missão com técnicos a Bruxelas e à Rússia. Antes de embarcar para a Europa, Lula voltou a criticar em conversas reservadas o contingenciamento de recursos para o controle de doenças bovinas. Para Lula, foi uma ¿economia de palito¿, pois agora o prejuízo será maior.

(*) Especial para o GLOBO

(**) Enviada especial