Título: DEMANDA CRESCENTE FAZ PREÇO DO PETRÓLEO SUBIR
Autor:
Fonte: O Globo, 13/10/2005, Economia, p. 19

Cotação avança 0,9% em NY e 0,8% em Londres. Relatórios indicam consumo maior

NOVA YORK. Os preços do petróleo subiram ontem, ampliando a alta da semana para 3,7%, diante dos temores de que um novo aumento da demanda possa reduzir os estoques e provocar escassez de combustíveis durante o inverno no hemisfério Norte.

A lenta recuperação das refinarias e plataformas americanas situadas no Golfo do México, afetadas pela passagem dos furacões Katrina e Rita, alimentou as preocupações dos operadores. O governo americano disse ontem que levará muitos meses até que a infra-estrutura energética dos EUA se recupere completamente.

Em Nova York, o preço do barril do tipo leve americano subiu 0,9%, para US$64,12. Já na Bolsa Internacional de Petróleo, em Londres, a cotação do barril do tipo Brent avançou 0,8%, para US$60,57.

A demanda mundial por petróleo crescerá em cerca de 1,9 milhão de barris diários, para 85,6 milhões de barris, em 2006, de acordo com estimativa da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos (EIA, na sigla em inglês) divulgada ontem. A demanda este ano cresceu em 1,2 milhão de barris diários, para 83,7 milhões de barris, informou a EIA.

Já a Agência Internacional de Energia (AIE) disse na terça-feira que o crescimento da demanda ainda terá um ritmo acelerado de 1,75 milhão de barris diários em 2006, contra 1,26 milhão em 2005.

www.oglobo.com.br/petroleo