Título: LULA DETERMINA QUE PT MANTENHA UMA RELAÇÃO RESPEITOSA COM SERRA
Autor: Cristiane Jungblout e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 03/11/2004, O país, p. 4

Genoino avisa que transição em São Paulo será `cooperativa e sem traumas¿

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez prevalecer no PT sua posição de que deve haver uma relação respeitosa e institucional com o PSDB do prefeito eleito de São Paulo, José Serra. O presidente nacional do PT, José Genoino, disse ontem que a transição da administração de Marta Suplicy (PT) para o de Serra será ¿cooperativa, sem traumas e sem luta política¿.

Lula começa hoje, no Palácio do Planalto, a receber os prefeitos eleitos no segundo turno e o primeiro será o de Salvador, João Henrique Carneiro (PDT). Também em reunião da coordenação política, hoje, o presidente e ministros vão decidir como será a relação com Serra.

Aldo Rebelo ajudará a fazer a ponte

Ministros com bom trânsito com tucanos estão sendo escalados para fazer essa ¿ponte¿, a começar pelo ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo.

¿ A determinação do partido é fazer uma transição cooperativa, sem traumas e sem luta política. E São Paulo seguirá esse mesmo critério. Mas esperamos essa reciprocidade em Osasco e Vitória, onde o PSDB passará o governo para o PT ¿ disse Genoino.

Genoino disse que Lula deverá se encontrar com Serra, como fez após o primeiro turno com o prefeito reeleito do Rio, Cesar Maia (PFL).

¿ Lula vai conversar com todos os prefeitos eleitos ¿ confirmou Genoino.

Além de audiências aos novos prefeitos, o presidente Lula deverá participar de um encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que reúne os 26 prefeitos de capitais, marcada para os dias 9 e 10 em Brasília.

No caso de Serra, a interlocução deverá ser feita até mesmo por Antonio Palocci (Fazenda), que tem os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) como interlocutores freqüentes. Essa relação institucional e respeitosa com o PSDB tem a oposição do ministro da Casa Civil, José Dirceu, o mais refratário a diálogos com os tucanos. Da parte do PSDB, a ponte seria feita pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de Tasso nos bastidores. Alckmin tem boa relação com o presidente e até já integrou duas comitivas oficiais de Lula no exterior.

¿ O governador Alckmin tem uma boa relação com o presidente Lula. É a tal da responsabilidade de governar ¿ lembrou Eduardo Campos.

Na reunião da coordenação política também será feita uma análise do resultado eleitoral e discutidas formas de realinhamento de partidos aliados como o PMDB.