Título: DELEGADO CRÊ EM VITÓRIA DEMOCRATA NA FLÓRIDA
Autor: Toni Marques
Fonte: O Globo, 03/11/2004, O Mundo, p. 23
Partidários de Kerry convocam milhares de fiscais para evitar manobras de republicanos
TALLAHASSEE, Flórida. Os republicanos vão se aproveitar ao máximo da lei que faculta a fiscais partidários a contestação, nas seções eleitorais, do direito de eleitores votarem, segundo disse ao GLOBO Jon Ausman, delegado democrata no Colégio Eleitoral pela Flórida em 1996. Ausman teria sido delegado em 2000, caso Al Gore tivesse sido proclamado eleito no estado, e será este ano, se o candidato de seu partido obtiver a maioria na votação popular.
Ausman, que é funcionário público de carreira, diz que seções eleitorais inteiras terão problemas amanhã, devido à tática do Partido Republicano. E as contestações pró-votação deverão ser rápidas, depois do trauma da eleição de 2000.
¿ Os republicanos vão usar fiscais com dois objetivos: um é tumultuar as seções, desencorajando os eleitores em áreas predominantemente afro-americanas, que alegarão falta de tempo para permanecer nas filas; o outro é tentar provar que determinados eleitores não podem votar, ou porque perderam seus direitos civis ou porque foram à seção errada.
Os advogados arregimentados pelos democratas tentarão frear essa estratégia, diz Ausman. Seja qual for o resultado deste embate, para ele Kerry vencerá no estado:
¿ Ele terá 30 mil ou 40 mil votos a mais que Bush. As pesquisas de intenção de voto na votação antecipada deram de 50% a 60% para Kerry, contra 39% para Bush. Os números não são os mesmos para o voto pelo correio e para o dia da eleição, mas as pesquisas gerais estão dando empate técnico, e assim, se saímos em vantagem, deveremos continuar com ela.
Os partidos trabalham com estatísticas de eleições anteriores, cruzadas com dados demográficos minuciosos, explica Ausman, a ponto de saberem a opinião, por exemplo, de mulheres solteiras brancas com 25 a 35 anos de idade e que são eleitoras registradas, com probabilidade de acerto de 80%:
¿ É o suficiente para nós.
Nesta eleição, o Partido Democrata está mais bem preparado, diz Ausman. São dezenas de milhares de fiscais, voluntários e advogados, para evitar o que ocorreu na eleição de 2000 no estado. (Toni Marques)