Título: ALIANÇA COM PFL SERÁ TEMA DE REUNIÃO DO PT
Autor: Daniela Name e Rogério Daflon
Fonte: O Globo, 03/11/2004, O país, p. 8

Petistas do Rio estão divididos em relação à união com o partido do prefeito Cesar Maia em Niterói e Nova Iguaçu

Uma aliança, sim, mas com prazo de validade. É assim que a cúpula do PT no Estado do Rio está avaliando a aproximação dos petistas Lindberg Farias e Godofredo Pinto ¿ eleitos, respectivamente, prefeitos de Nova Iguaçu e Niterói ¿ com o PFL do prefeito do Rio, Cesar Maia. O PT marcou uma reunião para discutir os rumos da aliança com os pefelistas para dia 21.

Há correntes dentro do partido que condenam a aproximação. Para o deputado federal Chico Alencar, as diretrizes petistas não permitem alianças com o PFL e isso fará o partido perder a identidade.

Lindberg admitiu que vai chamar nomes do PFL para seu secretariado, enquanto Godofredo ¿ que não se coligou ao partido, recebendo apenas um apoio ¿ diz que conta com os candidatos a vereador pefelistas (nenhum conseguiu ser eleito) na composição para cargos de seu governo, sem especificar, porém, quais seriam.

Cesar diz esperar que PT reflita antes de agir

Mas, para o presidente regional do PT, Gilberto Palmares, a aliança em 2006 é algo bem mais complicado:

¿ Não é uma aliança política permanente e em 2006 será muito difícil, mas isso não impede que Lindberg converse com o PFL na sua administração.

Cesar já disse que espera que o PT reflita antes de se fechar, insinuando que pode haver pelo menos um interesse comum entre o PFL e os petistas em 2006: enfraquecer o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) e seu candidato ao governo do estado. O PFL, que venceu nos dois maiores colégios eleitorais do estado ¿ Rio e São Gonçalo ¿ apostou nas alianças com o PT em Niterói e Nova Iguaçu para derrotar os candidatos de Garotinho.

O deputado federal Jorge Bittar, candidato petista derrotado à prefeitura do Rio, não vê problema na composição com o PFL nos governos de Lindberg e Godofredo:

¿ Eles agiram corretamente ao buscar apoio para derrotar a falta de escrúpulos de Garotinho. Em 2006, a tendência é o PT lançar candidato próprio ao governo do estado, porque, nacionalmente, vai estar em jogo a reeleição de Lula. Se o PFL apoiar o PSDB, fica difícil a aliança no primeiro turno. Mas, para derrotar o casal Garotinho, pode até haver um encontro de forças num segundo turno.

O deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ), filho do prefeito, crê que a aliança tem complicações no futuro. E é duro ao comentar a declaração de Palmares de que união entre PT e PFL foi circunstancial:

¿ PFL e PT seguirão caminhos diferentes. Mas dizer isso agora é deselegante e não reconhece nosso trabalho. Espero que Lindberg implemente programas do governo Cesar. Ele não pode seguir o exemplo das administrações desastradas do PT, como a de Benedita.