Título: ALDO: NÃO HAVERÁ JULGAMENTO COLETIVO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 14/10/2005, O País, p. 4

`O Conselho vai analisar especificamente cada caso¿, diz ele

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), reafirmou ontem que não haverá julgamento coletivo dos 13 parlamentares que responderão a processo no Conselho de Ética. Aldo argumentou que os casos serão analisados individualmente e que não haverá pena coletiva. Ele reiterou que a Secretaria Geral da Mesa enviará hoje as representações individuais contra cada um dos 13 deputados ao Conselho.

¿ O Conselho vai analisar especificamente cada caso. Ou seja, não há julgamento coletivo e nem se cogita de aplicação de pena coletiva ¿ disse Aldo.

Antes mesmo da confirmação de que pelo menos cinco petistas vão entrar no Supremo Tribunal Federal com mandado de segurança contra a decisão da Mesa Diretora, o presidente preferiu não polemizar. Para Aldo, os deputados têm direito de recorrer à Justiça:

¿ O presidente da Câmara não discute o direito das pessoas de acesso à Justiça.

A Secretaria Geral da Mesa trabalhou durante todo o dia de ontem na preparação das 13 representações que serão enviadas hoje ao Conselho de Ética. Além dos documentos relativos a cada um dos parlamentares, as representações também contém a ata da reunião da Mesa Diretora que decidiu pelo envio delas ao órgão.