Título: PETEBISTA PEDIU PISTOLA DIZENDO-SE AMEAÇADO
Autor: Jorge Gouveia
Fonte: O Globo, 14/10/2005, O País, p. 8

Bombeiro deverá responder a sindicância

A pistola calibre .40 encontrada com o deputado José Nader Júnior pertence à Polícia Civil do Rio. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Rio informou que a arma ¿está sob a cautela do deputado desde maio de 2004¿. Segundo a nota, o deputado solicitara à polícia a cessão da arma ¿após ter sido ameaçado de morte e registrado o fato no plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro¿.

Segundo o chefe de polícia em exercício, delegado José Renato Torres, ¿o processo administrativo aberto na Alerj por causa das ameaças sofridas pelo deputado está anexado ao ofício apresentado por ele, justificando a necessidade da cessão do armamento, para a garantia da sua defesa¿.

O oficial de relações públicas do Corpo de Bombeiros, coronel Roni Alberto, informou que o coronel Pedro Cipriano da Silva Júnior, preso com Nader Júnior em Tocantins, deverá responder a uma sindicância. O coronel viajou sem pedir autorização. Mesmo estando de folga, era sua obrigação solicitar autorização. Cipriano está lotado no gabinete do comandante-geral dos Bombeiros, coronel Carlos Alberto de Carvalho.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar não confirmou ontem se o sargento Renato Luciano Amora está cedido ao gabinete do deputado como segurança. Em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército informou que a investigação sobre a munição de uso restrito do Exército é da ¿esfera de competência dos órgãos encarregados da segurança pública¿.