Título: ALERJ VOTA AUTORIZAÇÃO PARA PROCESSO
Autor: Jorge Gouveia
Fonte: O Globo, 14/10/2005, O País, p. 8

Semana que vem pode ser iniciada ação no Conselho de Ética da Casa

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) votará hoje, em sessão extraordinária, autorização para que o processo contra José Nader Júnior possa ser aberto em Tocantins. De acordo com a Constituição estadual, a Casa tem de autorizar processo criminal contra deputados. Na semana que vem, poderá ser iniciado processo no Conselho de Ética, que pode levar à cassação do mandato do deputado.

Segundo o deputado Carlos Minc (PT), os líderes dos partidos já fizeram acordo ontem para autorizar a investigação. A Assembléia tem prazo de 24 horas para dar ou negar a autorização.

Segundo Minc, na semana que vem o caso será encaminhado ao Conselho de Ética. O deputado acha difícil que não seja aberto processo de cassação do parlamentar do PTB:

¿ São pelo menos dois crimes federais: caça ilegal, previsto na Lei 9.605 de 1998, e posse ilegal de armas, inclusive de uso restrito, conforme a Lei 10.826 de 2003, o Estatuto do Desarmamento. Ele terá amplo direito de defesa, é claro.

O Conselho de Ética da Alerj foi criado no fim do ano passado. A presidência é do deputado Paulo Melo, do PMDB, e a vice-presidência, do deputado Luiz Paulo, do PSDB. O PT tem um integrante no conselho, a deputada Inês Pandeló. O partido tem ainda um integrante na corregedoria da casa, Gilberto Palmares.