Título: LULA: APELO PELOS `POBRES BRASILEIROS¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 14/10/2005, O País, p. 9

Presidente pede que multas pagas por imigrantes ilegais sejam sustadas

PORTO, Portugal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu ontem o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, durante a entrevista sobre a VIII Cúpula Brasil-Portugal, ao fazer um apelo para que o governo português perdoe as multas que precisam ser pagas pelos imigrantes brasileiros ilegais. As multas, em média entre 600 e 900 euros, são cobradas pelo governo português para regularizar a situação dos estrangeiros. Lula disse que Portugal deveria perdoar os ¿pobres brasileiros¿ como o Brasil estava perdoando a dívida de países pobres:

¿ O apelo que vou fazer agora é que Portugal faça a generosidade de perdoar as dívidas dos pobres brasileiros que estão em Portugal, assim como estamos perdoando a dívida dos países pobres que não podem pagar sua dívida externa.

Diante da saia-justa, Sócrates disse que o assunto seria analisado pelo governo e que a intenção era fazer o possível para reduzir as dificuldades dos brasileiros. De concreto, o primeiro-ministro anunciou que será criada nos aeroportos de Portugal uma porta única de entrada das pessoas nascidas nos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, entre eles o Brasil.

Outra medida anunciada por Portugal é a distribuição aos brasileiros de novo formulário na chegada, com uma explicação sobre os riscos de permanecer ilegal no país. Até mesmo o técnico da seleção portuguesa de futebol, Luiz Felipe Scolari, entrou na campanha. Ele aparece no folheto com a frase: ¿Troquei de seleção e de país. Para continuar a ter sucesso, não basta a sorte, é preciso muito trabalho e cumprir todas as regras. É legal estar legal em Portugal¿.

LULA FALA A EMPRESÁRIOS EM PORTUGAL na página 10