Título: GRIPE DE AVES CHEGA À EUROPA E TEMOR CRESCE
Autor:
Fonte: O Globo, 14/10/2005, O Mundo, p. 30

Turquia confirmou presença do vírus e Romênia tem casos suspeitos. UE alerta para iminência de epidemia

BRUXELAS. O surto de gripe das aves em perus no nordeste da Turquia é causado pelo H5N1, o mesmo vírus responsável pela epidemia no Sul e Sudeste da Ásia, mostrando que a letal doença já chegou à Europa como temiam autoridades sanitárias. A Romênia informou ontem que detectou o vírus da gripe em aves no país, mas ainda não sabe se trata-se do subtipo H5N1.

O anúncio foi feito ontem pelo comissário de saúde da União Européia, Markos Kyprianou, em Bruxelas, que alertou os governos europeus para o risco de uma epidemia iminente. Ele pediu às autoridades sanitárias do continente que comecem a estocar remédios antivirais.

¿ Trata-se de um vírus extremamente agressivo e patogênico e nós, na União Européia, temos que lidar com isso ¿ afirmou o comissário.

O H5N1 foi detectado em aves silvestres na Mongólia e no Lago Qinghai, na China, em 2004. De lá, o vírus se alastrou por boa parte da Ásia, onde matou pelo menos 60 pessoas. Trata-se do subtipo que, segundo as autoridades sanitárias mundiais, pode causar uma nova pandemia de gripe se sofrer uma mutação e se tornar transmissível entre humanos.

Autoridades turcas garantiram já ter matado praticamente todas as aves domésticas da região afetada. E na Romênia, mesmo sem um resultado conclusivo, milhares de aves domésticas também já foram exterminadas. O grande temor é que as aves acelerem a disseminação do vírus.

Os cientistas questionavam se aves silvestres, uma vez infectadas, se manteriam saudáveis por tempo suficiente para migrar, levando o H5N1 para outras regiões. Um vírus muito parecido já havia sido encontrado este ano num mergulhão examinado por cientistas russos na Sibéria, mas, segundo os especialistas, ele não apresentava sintomas de gripe.

Mergulhões da Ásia Central e outras aves migratórias estão chegando agora pelo leste da Europa e pelo oeste da Ásia e alguns prosseguirão viagem.

¿ Por causa da similaridade entre os vírus da Turquia e da Sibéria, presumimos que as aves migratórias podem transmiti-lo ¿ disse Kyprianou. ¿ Por isso, devemos tomar medidas preventivas para evitar o contato entre aves silvestres e domésticas.