Título: CAMPANHA DE TV NÃO INFLUENCIA VOTO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2005, O País, p. 4

A pesquisa do Ibope mostra que 90% dos eleitores estão acompanhando a propaganda gratuita do referendo na TV e no rádio. Só 10% disseram que não têm acompanhado. Mas, de acordo com a pesquisa, a campanha tem influenciado pouco na hora do voto: 85% disseram que não mudaram de opinião depois que a propaganda gratuita entrou no ar.

Só 12% disseram que mudaram o voto depois da campanha, e 3% não opinaram. A pergunta foi feita só aos que acompanham a propaganda. Para 44% dos entrevistados, a campanha do ¿Sim¿ é melhor; a do ¿Não¿ foi considerada melhor por 42%, e 14% não opinaram.

Ainda de acordo com a pesquisa, 91% dos entrevistados disseram que pretendem votar no referendo do dia 23. Disseram que ¿provavelmente irão votar¿ 4%; apenas 2% disseram que com certeza não comparecerão, e 3% disseram que ¿pode ser¿ que não votem.

Na hora de definir o voto, segundo o Ibope, os eleitores levam em conta, como fonte de informação, conversas com pessoas da família, citadas por 31%, e, contraditoriamente à resposta anterior, a propaganda de rádio e TV. Também foram citadas conversas com amigos e notícias sobre o assunto.