Título: HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA À MEIA-NOITE DE HOJE
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2005, O País, p. 11

Moradores de Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar os relógios em uma hora

BRASÍLIA. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os seus relógios em uma hora hoje à meia-noite, quando começa o horário de verão. O horário especial vai durar 125 dias e só termina à meia-noite do dia 18 de fevereiro de 2006 (zero hora do dia 19 de fevereiro de 2006).

O horário de verão será adotado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Há 20 anos, desde 1985, o sistema é instituído neste período.

Eleição mudou horário de verão em 2004

Em 2004, o horário de verão foi menor, com duração de 110 dias e começou no dia 2 de novembro e terminou no dia 19 de fevereiro deste ano, porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou ao governo o adiamento para evitar transtornos no segundo turno das eleições municipais.

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse que o horário de verão é importante porque diminui o perigo de desligamentos no sistema elétrico nacional. Além disso, se não fosse adotado no Brasil seria necessário construir uma usina hidrelétrica do tamanho de Tucuruí para atender a demanda no horário de maior consumo, entre 19h e 22h, o horário de ponta.

Seria necessário ainda usar usinas termelétricas para atender à demanda no horário de pico. O custo da energia produzida pelas termelétricas é bem maior do que o das hidrelétricas. Isso poderia aumentar a tarifa dos consumidores.

A expectativa do governo é de que a adoção do horário de verão permita uma redução de 2.340 megawatts da demanda de energia no horário de ponta. Esta energia poderia abastecer juntos Distrito Federal, Porto Alegre (RS) e Vitória (ES) entre às 19h e 22h. No Rio, a redução da demanda deve chegar a 5,2%, equivalente a 350 megawatts.