Título: Ibope: aprovação a Lula e ao governo se estabiliza
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2005, O País, p. 12

Pesquisa mostra que 46% confiam no presidente; na aferição eleitoral, Serra venceria segundo turno

Pesquisa do Ibope divulgada ontem mostra que os índices de aprovação e de confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo se estabilizaram, após um período de desgaste provocado pela crise política, e começam a apresentar ligeira recuperação.

Segundo a pesquisa, encomendada pela TV Globo realizada de 11 a 13 deste mês, 46% dos entrevistados confiam no presidente, dois pontos percentuais a mais do que em setembro. Já o índice dos que não confiam caiu de 51% para 49%. Quatro por cento não opinaram ou não souberam responder.

Pesquisa foi feita em 143 municípios

A variação está dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 143 municípios.

A avaliação do governo também mostra sinais de recuperação. O índice dos que consideram o governo ruim ou péssimo, que chegou a 36% em julho e já havia caído para 32% em setembro, agora está em 28%. Já os que consideram o governo ótimo ou bom somam 30%, um ponto percentual a mais do que o registrado na pesquisa do mês passado; 41% consideram o governo regular, cinco pontos a mais do que o verificado na pesquisa de setembro. A opinião dos eleitores se divide quando perguntados se aprovam a forma com que Lula governa o país: 46% aprovam e 46% desaprovam.

Na eleição, Lula venceria Alckmin, Aécio e Garotinho

Nos quatro cenários eleitorais para um segundo turno das eleições, o presidente perde quando seu adversário é o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB). O tucano aparece com 44% e Lula, com 38%. Nos outros três cenários, Lula ganha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (43% a 33%), do ex-governador do Rio Anthony Garotinho (44% a 29%) e do governador de Minas, Aécio Neves (45% a 27%).

Nos três cenários eleitorais apresentados pelo Ibope para o primeiro turno, Lula lidera. No entanto, quando seu adversário tucano é o prefeito José Serra (PSDB), há um empate técnico (31% a 30%). O ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) fica em terceiro, com 9%.