Título: REUNIÃO DISCUTIRÁ FUTURO DA FAVELA VILA ALICE
Autor: Ruben Berta
Fonte: O Globo, 15/10/2005, Rio, p. 15
Moradores de Laranjeiras vão analisar proposta de compra de terreno feita pela comunidade
A Associação de Moradores de Laranjeiras (Amal) pretende convocar na semana que vem uma reunião entre moradores da Vila Alice e dos prédios próximos à comunidade para buscar uma solução para o imbróglio em torno da favela, que já dura mais de 13 anos. Conforme publicado ontem no GLOBO, a Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião, que representa juridicamente os invasores, tem projeto para a compra do terreno da favela com financiamento do governo federal. No entanto, o prazo dado pela Justiça para a reintegração de posse termina no dia 8 de novembro.
¿ Na segunda-feira, vamos começar as articulações para marcar uma reunião com os moradores. O melhor caminho seria a remoção com o auxílio da prefeitura, mas, como o prefeito Cesar Maia se retirou das negociações, isso não deve ser possível. Vamos trabalhar para um consenso ¿ disse o presidente da Amal, Paulo Marrayo.
Cada família pagaria R$20 mil para ficar no local
A gerente-administrativa do Condomínio Parque Residencial Laranjeiras ¿ que divide a propriedade do terreno da Vila Alice com o Clube Hebraica ¿, Maria Aparecida Silveira, não descartou a hipótese da venda do terreno:
¿ Estamos abertos a um acordo. O fundamental é que a favela não cresça mais.
Ontem, Paulo Simões, gerente-regional da Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, confirmou que há um acordo com a Fundação Bento Rubião que prevê financiamento de R$20 mil para cada uma das 85 famílias cadastradas na Vila Alice. Os recursos seriam usados na compra do terreno da favela, instalada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA).