Título: BRASIL PREPARA PLANO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2005, O Mundo, p. 35

País examina vírus em circulação

BRASÍLIA. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anunciou ontem que o governo está preparando um plano de emergência contra a gripe de aves que já matou 63 pessoas na Ásia. Mas uma decisão sobre o assunto só sairá anunciada a partir do próximo dia 25, depois de uma reunião com representantes da iniciativa privada para discutir as ações de prevenção a serem adotadas.

¿ A idéia do governo é fechar um plano inicial que será apresentado a autoridades de diversos países. Vamos discutir medidas conjuntas para o continente ¿ disse o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Gabriel Maciel.

Já o Ministério da Saúde tem um plano epidemiológico para evitar que a gripe aviária chegue ao país e, caso isso aconteça, para minimizar seus efeitos na população. Para o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a chave do controle da pandemia é detectar precocemente a transmissão da doença entre humanos e impedir que ela se expanda a partir da Ásia. Segundo Barbosa, a vantagem do Brasil, no caso de uma pandemia, é que a gripe chegaria ao continente pelos Estados Unidos e pelo Canadá, que recebem um fluxo maior de asiáticos mas têm boas condições de conter a doença.

Segundo ele, o plano inclui medidas como escolha de hospitais de referência, estratégia de utilização de antivirais e vacinas, e restrições à circulação de pessoas. A estratégia será lançada oficialmente num seminário internacional entre 16 e 18 de novembro no Rio de Janeiro.

Barbosa disse que já estão em vigor medidas de vigilância epidemiológica, como mapeamento das cepas do vírus da gripe em circulação pelo país. Medidas dessa natureza são normalmente adotadas na fase pré-pandêmica. No final do mês, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, vai participar de uma reunião no Canadá para discutir medidas de controle.