Título: ZVEITER SE LICENCIA DO CARGO E STJD INTERDITA A VILA BELMIRO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/10/2005, Esportes, p. 37

Presidência é ocupada interinamente pelo vice, Nelson Thomaz Braga

Pivô da decisão de anular as 11 partidas apitadas por Edílson Pereira de Carvalho no Campeonato Brasileiro, o presidente do STJD, Luiz Zveiter, estará fora de cena nos próximos dias. Ontem, através de um comunicado oficial, ele pediu licença de duas semanas para poder resolver questões ligadas a seu trabalho como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. Neste período, assume interinamente o vice-presidente, Nelson Thomaz Braga. Em sua primeira decisão, ele ontem aceitou um pedido de liminar da procuradoria do tribunal interditando a Vila Belmiro a partir de segunda-feira por causa dos incidentes no jogo entre Corinthians e Santos, na noite de quinta-feira.

O afastamento de Zveiter do tribunal gerou ontem especulações sobre um possível recuo estratégico. Isso porque na próxima terça-feira, a Comissão Nacional de Justiça (CNJ) deve analisar uma representação contra o presidente do STJD por suposto desrespeito à Constituição Federal e à Lei Orgânica de Magistratura Nacional, que vedam a juízes e desembargadores exercício de outro cargo. Em sua defesa, Zveiter costuma alegar que a função no STJD não é remunerada.

Jogo entre Santos e Goiás é mantido na Vila, amanhã

No fim da tarde, Zveiter negou que estivesse deixando a presidência do STJD:

¿ Isso é invenção. Continuo como presidente do STJD. Apenas pedi duas semanas de licença para adiantar meu trabalho como desembargador ¿ disse ele, alegando ainda não ter sido notificado sobre o julgamento na próxima terça-feira, no CNJ.

Mesmo licenciado, Zveiter continua sendo alvo de críticas. Ontem, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, responsabilizou o presidente do STJD pelos problemas no Campeonato Brasileiro desde a anulação das 11 partidas apitadas por Edílson Pereira de Carvalho.

¿ O grande problema foi a decisão ter sido tomada através de liminar, açodadamente, ignorando o seu próprio tribunal ¿ afirmou Busato.

Indicado pela CBF e derrotado por Zveiter nas últimas eleições do STJD, Nelson Thomaz Braga é ex-presidente do TRT-RJ. Ontem, atendendo a um pedido de liminar da procuradoria do STJD, ele decidiu interditar a Vila Belmiro em virtude dos problemas ocorridos na vitória do Corinthians sobre o Santos por 3 a 2. Houve invasão de campo e tentativa de agressão ao árbitro Cléber Abade. Mas a decisão só vale a partir de segunda-feira. O jogo de amanhã, entre Santos e Goiás está mantido na Vila.

¿ Pelo Estatuto do Torcedor, a interdição só pode ser feita com, no mínimo, 72 horas de antecedência.