Título: NOS RIACHOS RASOS, PESCA É CADA VEZ MAIS FÁCIL
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 15/10/2005, O País, p. 12
Moradora de Manaquiri diz que já viu estiagens piores na região
MANAQUIRI, AM. Nunca foi tão fácil pescar. Confinados em riachos cada vez mais rasos, os peixes da Amazônia tentam sobreviver à seca e viram presas fáceis para a população ribeirinha. Que o diga o vendedor desempregado Alcenir Rodrigo do Vale, de 20 anos. Com uma tarrafada, ele tirou da água mais de 60 peixes na quinta-feira passada, entre eles tucunarés que fariam a festa do chef de qualquer restaurante.
Alcenir pescava no riacho ao lado da casa flutuante de seus tios-avós, na zona rural do município de Manaquiri, um dos mais atingidos pela seca, a cerca de 70 quilômetros de Manaus em linha reta.
Construída sobre toras, a casa foi feita para acompanhar as variações do rio. Mas agora está firme sobre o chão, no leito do que, até poucos meses atrás, era um afluente de mais de dez metros de profundidade.
A dona da casa é Ana Jacó dos Santos, de 68 anos. Ela e a família têm outra residência em solo firme, no alto de uma encosta. É para lá que levam a moradia flutuante quando o rio está cheio. Nascida em Manaquiri, ela conta já ter testemunhado secas piores do que a atual.
¿ Tem gente se admirando com esta seca. Mas já houve piores ¿ diz ela, lembrando ter visto o mesmo rio secar outras vezes.
Em tempos normais, Ana bebe água do rio. Quando ele desaparece, porém, ela recorre a uma cacimba ¿ buraco de um metro de profundidade do qual brota água no chão.
A sede do município tem acesso por estrada, mas na zona rural a população depende de barcos ou da disposição de caminhar durante uma hora, numa região em que, dizem os moradores, há onças.
Por causa da seca, o transporte escolar por barco está suspenso e o estudante Arisérgio Vale de Matos, de 17 anos, deixou de freqüentar a escola. Diferentemente de outros municípios, a prefeitura de Manaquiri manteve o calendário para quem vive na zona urbana. Arisérgio recebeu lições de casa para fazer enquanto a chuva não vem.
¿ Desse jeito não aprendo nada ¿ lamenta ele.
O tio do garoto, Ivani do Vale, é o presidente do PT em Manaquiri e já prevê altos índices de abstenção no referendo sobre a proibição do comércio de armas no próximo domingo.
¿ As pessoas não terão como ir votar ¿ diz Ivani. (Demétrio Weber, enviado especial)