Título: PREFEITURA É PRÓDIGA EM ANUNCIAR SOLUÇÕES
Autor: Alessandro Soler e Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 15/10/2005, Rio, p. 22

Projetos de veículos sobre trilhos e no mar não vingam

O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, insiste que não cabe à prefeitura investir em transporte de massa. Curiosamente, nos últimos 12 anos o prefeito Cesar Maia foi pródigo em anúncios de projetos sobre trilhos e no mar. Uns descarrilaram na falta de recursos. Outros teimam em não zarpar.

Em 1993, Cesar propôs a ¿solução¿ para o trânsito da Barra à Zona Norte, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos). Lançada a idéia, descobriu-se que não havia dinheiro. Em 94 o prefeito anunciou o HSST (trem-bala ligando a Barra ao Centro). Um consórcio japonês, dois anos depois, teria até assinado contrato para executar a obra, ¿por R$700 milhões a R$1 bilhão¿, dizia Cesar. Não se falou mais disso.

Em 2000, o então prefeito Luiz Paulo Conde contratou à Coppe/UFRJ estudo para a reengenharia do sistema de ônibus. A Secretaria de Transportes diz que a Lei 3.798, renovando as concessões das linhas, inviabilizou a idéia.

Ano passado, a idéia da prefeitura de bancar a Linha Quatro do metrô (Barra-Zona Sul) não saiu por falta de acordo com o estado. Já o Transpan (trem da Barra aos aeroportos) ¿só sairia se houvesse Olimpíada¿, diz o secretário. O corredor de ônibus articulados no traçado do VLT também não vingou, como a ligação marítima Ilha-Barra via Praça Quinze.

¿ A concessionária Barcas S.A. construirá a estação da Ilha. O empréstimo do BNDES saiu, agora vai ¿ diz o secretário.