Título: EX-MINISTRO SE COMPARA A JK
Autor: Maria Lima e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 19/10/2005, O País, p. 3

Como Lula, Dirceu também vê semelhanças com ex-presidente

BRASÍLIA. Antes de seguir para o Conselho de Ética, onde faria mais uma vez sua defesa, o deputado José Dirceu releu o discurso do ex-presidente Juscelino Kubitschek na véspera da cassação de seu mandato de senador por Goiás. Dirceu se comparou a JK, lembrando que ele foi cassado sem prova de prática de corrupção. Consciente de que sua situação é muito delicada, o ex-ministro disse no discurso que está sendo vítima de um jogo político, no qual o objetivo é atingir sua biografia, o governo Lula e o PT. Lula também tem se comparado a JK em discursos recentes.

Dirceu avisou que a peregrinação dos últimos cinco meses para tentar provar sua inocência não vai cessar até o último minuto da votação do pedido de cassação em plenário. Ele repetiu que não é corrupto, que não chefiou esquema de corrupção no governo e que repele e não aceita o relatório aprovado por unanimidade nas CPIs dos Correios e do Mensalão. Lembrou que nesses cinco meses sua vida, a do filho, a dos amigos e a de toda sua família foi devassada:

¿ Nada se provou contra mim. Tenho consciência de que somos parte de um processo político, no qual estão em jogo o PT e o governo, não apenas o uso irregular de recursos por parte do PT. Eu sei que o que está em jogo é o PT e o governo do presidente Lula, é a minha história.

No memorial distribuído, Dirceu transcreveu trechos de declarações do escritor Fernando Morais, arrolado como testemunha de defesa: ¿Eu acho que ele está sendo punido não pelo que fez ou deixou de fazer, mas pelo que representa. É a maneira de degolar. É aquilo que o ilustre senador Jorge Bornhausen disse na TV, uma declaração eugênica de dizer o seguinte: essa crise toda tem um lado muito bom, porque vamos nos livrar dessa raça pelos próximos 30 anos... essa raça não é só o PT, essa raça sou eu também. Então é isso. Não é se roubou, se não roubou, se tirou dinheiro, se fez mensalão. É uma opinião subjetiva. Fica a impressão de que o que se quer é degolar a cabeça de um símbolo¿.

No discurso, citação a Fernando Morais

No discurso, Dirceu repetiu o raciocínio de Fernando Morais:

¿ Cassação só por razões políticas é a mesma coisa que cassação por causa da cor, da raça, da etnia, da ideologia. Vou lutar e mostrar ao país que não existe prova contra mim.

Disse que não vai carregar em sua vida essa acusação de corrupção.

¿ Não sou corrupto, nunca fui conivente com a corrupção, tenho a consciência tranquila. E sei por que que estou passando por isso. Não fujo da minha responsabilidade política; muitos fugiram, eu não fujo.

E voltou a dizer que as irregularidades aconteceram quando já tinha se afastado da direção do partido, em dezembro de 2002.

¿ Só assumo responsabilidade por aquilo que fiz.

Num apelo direto aos membros do Conselho, Dirceu pediu que seja julgado com justiça.

¿ Eu não peço clemência, nem misericórdia, nem complacência. Só peço justiça.

Também reclamou do tratamento da imprensa. Disse que não há precedente na história política do linchamento que está atravessando.

¿ Não é possível que a opinião publicada se sobreponha á consciência de vocês. Não posso ser linchado pela imprensa. Fui comparado até ao Maluf, me chamaram de ¿Maluf da esquerda¿! Não posso acreditar nisso! ¿ protestou.