Título: Desemprego e fé no governo
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 15/10/2005, O Mundo, p. 38

CARACAS. Aos 74 anos, a venezuelana Carmen Verdú assegura sentir-se menos pobre desde que o presidente Hugo Chávez chegou ao poder, em 1999. Ela continua morando no bairro de San Juan, região humilde de Caracas, mas considera que suas condições de vida melhoraram graças às políticas sociais implementadas pelo governo chavista. Carmen não trabalha nem recebe aposentadoria e quatro de seus nove filhos estão desempregados. O dinheiro não aumentou muito, disse ela, mas a vida ficou mais fácil.

¿ Pelo menos temos acesso à saúde e podemos fazer compras nos supermercados populares criados pelo governo. Não é que eu tenha deixado de ser pobre, mas sinto que com este governo recebo mais ajuda do que antes ¿ contou Carmen, na sala de sua casa, rodeada de filhos e netos.

Esta aposentada venezuelana afirmou gostar do polêmico estilo de Chávez.

¿ Acho certo ele entregar terras aos pobres, gostei disso. Outra coisa boa é a educação, hoje todos sabem ler e escrever. Os governos anteriores preferiam que todos fôssemos analfabetos ¿ declarou Carmen, que há mais de 12 anos mora na mesma casa com vários de seus filhos.

Chavista de corpo e alma, ela reclamou apenas da falta de alguns produtos no supermercado do bairro.

¿ Às vezes não conseguimos leite, sal e açúcar. Outra coisa chata é a fila, sempre tem muita gente ¿ disse Carmen. (J.F.)