Título: PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA APÓIAM `SIM¿
Autor: Flávio Freire e Bartira Betini
Fonte: O Globo, 19/10/2005, O País, p. 14
Grupo de 65 especialistas divulga manifesto pelo fim do comércio de armas
BRASÍLIA. A campanha do ¿Sim¿ ganhou ontem o apoio de autoridades e profissionais na área de segurança. Um grupo de 65 especialistas no setor divulgou manifesto em apoio ao fim da comercialização de armas e munição no país. A lista inclui secretários de Segurança, dirigentes das polícias Federal, Militar e Civil e dirigentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O manifesto considera medidas radicais de controle das armas de fogo como indispensáveis para a redução da violência.
Assinam o manifesto o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda; o secretário Nacional de Segurança, Luiz Fernando Corrêa; o secretário de Segurança do Rio, Marcelo Itagiba; Getúlio Bezerra Santos, diretor-geral de Combate ao Crime Organizado da PF;, além de autoridades de estados e municípios.
¿Os signatários do documento afirmam que é preciso estar atento a falsas esperanças e apontam uma série de outras ações que julgam necessárias para o combate à violência no país. Entre essas medidas, são citadas o maior controle das fronteiras, visando coibir o contrabando; o controle de estoques de armas e munições, para evitar desvios; e a repressão do uso das armas no crimes.
Documento pede investimento na polícia
¿Mais que isto, a violência não será vencida enquanto não for objeto de prioridade nacional, com fortes investimentos nas polícias e no sistema penal. Políticas sociais preventivas são indispensáveis, bem como a redução do consumo de drogas ilícitas¿, afirma o manifesto.
¿Esperamos que o referendo mobilize a opinião pública e as autoridades para a implementação de uma política de segurança à altura dos problemas que devemos enfrentar¿.