Título: NYT¿ CRITICA DEVASTAÇÃO
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 17/10/2005, O País, p. 4

Corte de árvores cresce apesar de proibição

NOVA YORK. Numa reportagem de meia página, o jornal ¿The New York Times¿ denunciou ontem que o desmatamento da Amazônia continua crescendo aceleradamente, apesar das medidas do governo para coibir o corte ilegal de árvores. ¿Assim que a estação seca chega, os madeireiros começam a agir¿, informa o correspondente do jornal no Brasil, Larry Rother. Uma foto de um caminhão com carregamento ilegal de madeira ilustra a reportagem.

Sob o título ¿Madeireiros, desprezando a lei, devastam a floreta Amazônica¿, o Times defende que, mesmo com as ações do governo brasileiro, a devastação da floresta está vivendo um boom. A conclusão é apoiada em depoimentos, como o de um presidente de uma associação de fazendeiros, que conta que o tráfico dos caminhões pela Transamazônica durante a noite para transportar madeiras cortadas ilegalmente é tão grande que ninguém consegue dormir. Ou do presidente do Greenpeace, Paulo Adário, que aponta o paradoxo de as exportações brasileiras de madeira crescerem, propiciando um faturamento de quase US$1 bilhão, embora cerca de 60% dessas vendas sejam reconhecidas pelo próprio governo como ilegais.

¿ Como é possível que, mesmo com a suspensão das permissões de corte desde julho de 2004, as exportações de madeira continuem crescendo tão ameaçadoramente? ¿ argumenta o representante do Greenpeace.