Título: ESPECIALISTAS DIZEM QUE A PROPOSTA É BOA
Autor: Luiz Ernesto Magalhães
Fonte: O Globo, 17/10/2005, Rio, p. 8

Arquiteto ressalta importância de outras ações paralelas em transportes e habitação

Apesar das críticas do relatório elaborado por técnicos do TCM, para especialistas em urbanismo, o conceito do Programa Favela-Bairro é bom. De acordo com Cristiane Duarte, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, a idéia de manter comunidades já instaladas há muitos anos no próprio local é, na maioria das vezes, o melhor caminho para a solução:

¿ A idéia de manter as pessoas que já estão há muitos anos na comunidade dando o título de propriedade é boa. Mas as ações urbanísticas precisam estar acompanhadas de outras, na área social, para que o projeto funcione em sua plenitude.

O arquiteto Sérgio Magalhães disse que o Favela-Bairro ainda continua sendo a melhor saída para os casos de comunidades grandes, já consolidadas. Ele ressaltou, no entanto, que o programa, realizado de forma isolada, não é a solução para o caos habitacional da cidade:

¿ Há favelas em que o melhor caminho é mesmo urbanizar. Pensar em remoção nas grandes comunidades está longe da realidade. Mas investir somente ali não basta. Se não há políticas habitacional e de transportes sendo desenvolvidas paralelamente por estado, município e União, as favelas vão continuar crescendo.

Há cinco anos, o Favela-Bairro esteve entre os melhores projetos do mundo apresentados na Expo 2000, em Hannover, Alemanha, evento que reuniu 173 países no fim do milênio. O prêmio permitiu que o Favela-Bairro use a logomarca do evento, uma espécie de selo de qualidade e reconhecimento internacional.

A secretária municipal de Habitação, Solange Amaral, afirmou através de sua assessoria de imprensa que o órgão está atento às recomendações dos técnicos do TCM para o aprimoramento do Favela-Bairro. No início do ano, o órgão já havia recebido relatórios aprovados pelo TCM com sugestões para outros dois programas: Bairrinho e Mutirão.

O prefeito Cesar Maia disse por e-mail que o relatório do TCM precisaria ser comparado com as análises feitas por técnicos do BID: ¿O Favela-Bairro é um projeto complexo que vai muito além da urbanização¿, afirmou Cesar. Desde a terça-feira passada, repórteres do GLOBO tentaram entrar em contato com representantes do banco, mas não houve retorno.

Para o vereador Luiz Guaraná, o Favela-Bairro está entre os melhores projetos do mundo, mas precisa vir acompanhado de fiscalização dentro das comunidades:

¿ Infelizmente, a fiscalização tem afrouxado. Se não há fiscalização, as pessoas se acham no direito de continuar construindo nas favelas e o crescimento não pára, já contando com a prefeitura para fazer as melhorias futuras.