Título: PROMESSA DE INVESTIR EM FUNDO
Autor: Daniel Engelbrecht e Luiz Ernesto Magalhães
Fonte: O Globo, 19/10/2005, Rio, p. 16

Cesar diz ter recursos para ajudar União a construir casas populares

O prefeito Cesar Maia disse ontem que está disposto a dividir com a União e o estado os custos para o reassentamento de moradores em bairros populares que fossem construídos em antigas zonas agrícolas ou industriais da cidade. O projeto seria financiado com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) da União que prevê a concessão de subsídios para a construção de casas para famílias com renda de até cinco salários mínimos (R$1.500). O fundo, que ainda tem que ser regulamentado pelo MInistério das Cidades, foi criado por lei federal em junho.

¿ A prefeitura entra com a sua parte em qualquer programa social federal. Temos feito isso religiosamente. Mas o governo federal sequer propôs no orçamento de 2006 encaminhado ao Congresso recursos orçamentários para pagar este subsídio ¿ disse ontem o prefeito.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio), Roberto Kauffmann, disse que a regulamentação do fundo será tema de uma reunião na terça-feira entre empresários, centrais sindicais, diretores da Caixa Econômica Federal (CEF) e representantes do Ministério do Trabalho. Segundo o empresário, a União já teria concordado em reservar cerca de R$400 milhões para aplicar em projetos em todo o Brasil. Kauffmann defende, porém, que o aporte inicial seja de pelo menos R$5 bilhões:

¿ Para atender ao país todo, R$400 milhões seriam pouco.

Kauffmann acrescentou que os gastos com urbanização, na verdade, poderiam representar uma economia da União em outras pastas, como saúde, por exemplo. Ele argumentou que a urbanização de comunidades ou a transferência de moradores de baixa-renda para áreas melhor estruturadas poderiam reduzir gastos como os relativos a tratamento de doenças decorrentes da falta de saneamento.

No Rio, o Sinduscon defende o aproveitamento de terrenos da Avenida Brasil para a implantação dos bairros-populares. Para dar certo, o projeto dependeria ainda de investimentos em transporte de massa.