Título: REMOÇÃO DE FAVELA COM 554 CASAS É SUSPENSA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/10/2005, Rio, p. 17
Prefeitura adia retirada de barracos erguidos dentro de ruas do Mercado São Sebastião após ouvir moradores
A prefeitura decidiu ontem suspender por tempo indeterminado a remoção, que estava marcada para esta sexta-feira, dos 554 barracos e casas da Favela Mandacaru, localizada nas ruas do Mercado São Sebastião. A decisão foi anunciada pela secretária municipal de Habitação, Solange Amaral, após se reunir na Câmara de Vereadores com uma comissão de moradores.
O adiamento foi decidido devido a divergências sobre os valores das indenizações e os números de moradores que receberiam o pagamento. Solange não informou a nova data prevista para a remoção.
A retirada da comunidade havia sido acertada entre a prefeitura e a Bolsa de Gêneros Alimentícios (BGA), que funciona dentro do Mercado São Sebastião. Há dois meses, as casas foram marcadas pela prefeitura e os moradores avisados sobre a remoção. Pela manhã, moradores fizeram um protesto na comunidade contra a derrubada das casas.
O vice-presidente da Federação das Associações de Favelas do Rio (Faferj), José Nerson de Oliveira, diz que a comunidade até concorda em ser removida. Mas diz que isto tem que ser negociado.
¿ Não adianta apenas remover. Queremos que a prefeitura construa casas para essas pessoas terem onde morar em condições dignas .