Título: ABATE POR SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO POR AFTOSA PODE ATINGIR 6 MIL ANIMAIS
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 17/10/2005, Economia, p. 15

Ministério da Agricultura admite que existem outros focos na área interditada

BRASÍLIA. A febre aftosa está se espalhando pela região interditada. Depois do sacrifício de 582 animais da fazenda Vezozzo na semana passada ¿ onde foi detectado o foco ¿ cerca de 230 reses da fazenda vizinha (Jangada) começam a ser abatidas a partir de hoje. Segundo o presidente da Agência Estadual de Defesa Animal (Iagro), João Cavallero, esses animais tiveram contato direto com os infectados e apresentam sintomas clínicos da doença. Por isso, serão eliminados antes mesmo do diagnóstico.

Caso o vírus seja confirmado, cerca de 3.600 animais da mesma fazenda poderão ter o mesmo fim. Ao todo, os abates na região interditada ¿ os municípios de Eldorado, Itaqueraí, Japorã, Iguatemi e Novo Mundo ¿ podem chegar a seis mil pelos cálculos do Ministério da Agricultura:

¿ Não será surpresa se os abates chegarem a seis mil animais ¿ disse ontem o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, ressaltando que novas confirmações na zona interditada já são esperadas. ¿ Existem outros focos.

Amanhã, sai o resultado do exame das provas colhidas em Japorã, onde existe outro foco da doença, em assentamentos. Segundo o secretário de Produção no estado, Dagoberto Nogueira Filho, os pecuaristas não terão os prejuízos ressarcidos, além de serem penalizados com multas, se ficar comprovado que o gado não foi vacinado ou trazido ilegalmente do Paraguai. Para o governo local, é cada vez mais forte a hipótese de que o vírus tenha vindo do país vizinho, pois alguns produtores têm fazendas dentro e fora da fronteira do Brasil. Além disso, o preço da arroba do boi é mais barato no Paraguai.

Missões diplomáticas tentam suspender embargos na UE

Existe a suspeita de que proprietários da fazenda Vezozzo teriam contrabandeado do Paraguai cerca de 130 animais, disse uma fonte envolvida nas negociações. A denúncia foi encaminhada pelo disque-denúncia e ainda está sob investigação. Já, nos assentamentos em Japorã, foram vistos vários animais com marcas comuns do Paraguai.

¿ Tudo será esclarecido até o fim da semana, quando vamos receber o relatório do Serviço de Inteligência ¿ afirmou Dagoberto Filho.

Hoje, uma missão técnica do ministério se reunirá com representantes da União Européia (UE) ¿ que suspendeu as compras de carne bovina de três estados (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul). Suspender o embargo é fundamental para o país, pois o bloco é o principal mercado para a carne brasileira.

E, amanhã, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, se juntará à comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Moscou, para dar esclarecimentos às autoridades do governo russo sobre as medidas que estão sendo tomadas no sentido de erradicar o problema.

A Rússia, que boicotou todos os tipos de carne do Mato Grosso do Sul ¿ inclusive de frango, que não tem esse vírus ¿ é o maior comprador individual da carne bovina do Brasil.

Até agora, o ministério confirmou 31 embargos, sendo a maioria para carnes bovina e suína, que podem transmitir o vírus. Entre eles, estão os 25 membros da União Européia, Rússia, Chile, África do Sul, Israel, Cuba e Argentina.